segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SP terá monotrilho em 2013

21/11/2011 - Revista Ferroviária

As obras da primeira etapa do projeto, até o Oratório, estão em andamento. Quando concluída, a linha de monotrilho vai reduzir pela metade o tempo de viagem entre a Vila Prudente e a Cidade Tiradentes.

A primeira etapa do projeto do monotrilho da extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, ligando a Vila Prudente a Cidade Tiradentes, deve ficar pronta em 2013. As obras do Expresso Tiradentes estão em andamento, com a implantação das vigas de concreto que sustentarão a via em elevado, na Zona Leste de São Paulo.

A linha do monotrilho terá 24 km de extensão, 17 estações e 54 trens. O sistema terá capacidade para transportar 48 mil passageiros por hora e por sentido, circulando com velocidade média operacional de 36 km/h e intervalo entre trens de 75 segundos. A viagem que hoje leva duas horas vai durar menos de uma.

Uma maquete em tamanho real foi exposta pela Bombardier, fabricante do monotrilho, durante a Feira Negócios nos Trilhos 2011, realizada no começo de novembro, em São Paulo, pela Revista Ferroviária.

Assista ao vídeo exibido no SPTV 2ª Edição da TV Globo, em 08 de novembro, sobre o projeto:

Um comentário:

  1. A capacidade do Monotrilho previsto para a linha 15-Prata, que é considerado o maior do mundo para carruagens com largura de 3,15m (standard), e comprimento da composição total de ~90m, é de ~1000 pessoas, contra para a mesma largura, porém com comprimento de ~132m é de ~2000 pessoas para o Metrô, significando com isto que a capacidade do metrô é o dobro do monotrilho, trafegando na mesma frequência, podendo ser considerado de média demanda, e com baixa capacidade de expansão.

    Este monotrilho da linha 15-Prata, Ipiranga, Vila Prudente, Cidade Tiradentes irá trafegar em uma região de alta demanda na zona Leste, maior do que as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e a futura 6-Laranja, e já corre o risco de já nascer congestionado, além de ser uma tremenda incógnita, quando ocorrer uma avaria irá bloquear todo sistema, como deverá ser feita a movimentação e o socorro, pois trafegam em média a 15m do piso.

    A melhor opção seria o prolongamento da linha 2 Verde, com bifurcação em “Y” na estação Vila Prudente, com a previsão da futura linha para Vila Formosa, e até São Mateus e a partir daí seguir em monotrilho, até a cidade Tiradentes, mas como as obras já estão começadas, a estação terminal deveria ser no terminal rodoviário do Sacomã, e não em Vila Prudente, que basicamente será uma estação de transbordo.
    (Nota: Recentemente para remediar a estação terminal será na estação Ipiranga da CPTM).

    Nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10 Turquesa, 2 Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso São Mateus Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2 Verde e o projeto da linha 6-Laranja com transbordo obrigatório caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que os usuários tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.
    O Metrô de São Paulo, projetou linhas de metrô, utilizando rodeiros e trilhos convencionais, em bitolas e tensões diferentes, numa atitude insensata, bloqueando as possibilidades de bifurcação e interpenetração em “Y” como as muitas facilidades existentes como as composições da CPTM provenientes da Luz, que possuem a opção de rumarem para o ABC, ou para a zona Leste, e no metrô Rio após a estação presidente Vargas, no qual os usuários tem a opção de apanhar a composição que se dirige ao Estácio, ou Cidade Nova entre outras inúmeras facilidades, isto foi possível porque o Metrô Rio uniformizou a tensão e a bitola de todas suas linhas em 1,6 m, algo que não aconteceu em São Paulo.

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