terça-feira, 8 de novembro de 2011

Maquete do futuro monotrilho do Metrô é destaque na feira Negócio nos Trilhos

09/11/2011 - Abifer

Construída pela empresa Bombardier, a maquete tem as características dos 54 trens que vão compor a frota do monotrilho da zona leste.

Com informações do Metrô-SP

Uma maquete em tamanho real do novo trem do Metrô que circulará no monotrilho do prolongamento da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Hospital Cidade Tiradentes) é um dos destaques da feira “Negócios nos Trilhos”, aberta nesta terça-feira (8), no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. O evento promovido pela Revista Ferroviária é considerado um dos maiores do setor.

Construída pela empresa Bombardier, a maquete tem as características dos 54 trens que vão compor a frota do monotrilho da zona leste. O sistema que será implantado pelo Metrô terá capacidade para transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido, em intervalos de até 75 segundos, com velocidade máxima de 90 km/hora. Ao todo, a nova linha terá 24,5 km de extensão e 17 estações. O trecho entre Vila Prudente e Oratório deverá entrar em operação em 2013 e até São Mateus em 2014. A linha completa, até Hospital Cidade Tiradentes, está prevista para funcionar em 2016 e beneficiará 550 mil pessoas por dia.

Representando o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, na abertura do evento, o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, afirmou ser preciso, além da captação de recursos, criar um ambiente institucional que favoreça os investimentos públicos. “Se não, correremos o risco de, tendo os recursos, não executá-los, porque o excesso de burocracia e de controle poderá determinar a paralisação e a demora dessas realizações”, disse Avelleda. “Urge uma reflexão sobre o arcabouço jurídico-institucional relativo aos investimentos públicos, que é voltado para o não fazer, para a burocracia”, acrescentou.

Também participaram da inauguração da feira o ministro dos Transportes, Paulo Passos, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, o diretor da ANTT, Bernardo Figueiredo, o diretor da Revista Ferroviária, Gerson Toller, o diretor da American Railway Engineering and Maintenance of Way Association, Charles Emely, e demais executivos das empresas do setor.

Prêmio Alstom vai para a CPTM

O empregado da CPTM Altair Pereira do Nascimento, da área de Engenharia de Operações, foi o vencedor do 8º Prêmio Alstom de Tecnologia Metroferroviária, com o trabalhão intitulado “SUIT (Sistema Único de Identificação de Trens). A engenheira Ellen Gonçalves Dias, do Metrô Rio, ficou com a segunda colocação. Também levaram menção honrosa os empregados da CPTM Murilo Mascarenhas, Otávio Ferreira de Almeida, José Donizeti Venâncio, Antônio Carlos Cardoso e Carlos Roberto Del Valle.

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos marca presença no evento com um estande que destaca os principais investimentos no Metrô, CPTM e na recém-incorporada Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Fonte: ABIFER
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário