quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dilma e Alckmin vão anunciar metrô até o ABC Paulista Cidades vizinhas serão ligadas a São Paulo pela linha Bronze, de monotrilho

23/11/2011 - R7

Em mais uma demonstração da proximidade entre os governo federal e do Estado de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff e o Geraldo Alckmin farão juntos o anúncio da linha 18 - Bronze do Metrô, que levará o metrô às cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, no ABC. A ligação com a capital será feita a partir da estação Tamanduateí, da Linha 10 da CPTM, que também está integrada à Linha 2 - Verde do Metrô.

Leia mais notícias do R7

De acordo com o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, a cerimônia será realizada no mês de dezembro. Dilma e Alckmin já anunciaram juntos investimentos para o Trecho Norte do Rodoanel, Ferroanel e Hidrovia Tietê-Paraná.

Também lançaram juntos o programa Brasil Sem Miséria, no Palácio dos Bandeirantes, e firmaram uma parceria para o programa Minha Casa Minha Vida, em que São Paulo se comprometeu a ceder terrenos para o programa federal. Além disso, o governo federal recentemente ampliou o teto da dívida de São Paulo para R$ 17 bilhões.

A Linha 18 - Bronze do Metrô ligará a capital paulista ao ABC por meio monotrilho - um trem menor que o do metrô e que trafega sobre pontes. De acordo com o Metrô, a previsão é de que a linha tenha cerca de 20 km, 18 estações, quatro terminais integrados e transporte 400 mil usuários por dia. Não há previsão de início de obra.

Segundo Marinho, a prefeitura pediu que a linha se estenda até a Estrada do Alvarenga, onde seria a estação final. A linha cruzará com dois corredores de ônibus em São Bernardo do Campo que serão construídos na cidade - um ligará a praça dos Bombeiros, avenida Prestes Maia, viaduto Tereza Delta, avenida José Odorizzi e estrada Samuel Aizemberg até a divisa com Diadema, e o outro corredor irá da estrada do Alvarenga até o largo do Piraporinha.

Ao menos um deles será bancado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana das Grandes Cidades.

Confira também
Metrô: Crescimento dobra, mas não resolve

Linha ligará Brasilândia a São Joaquim

Metrô espera transportar 6 milhões em 2016
Marinho afirmou que a prefeitura já investiu R$ 1,8 milhão para o projeto funcional da linha. As obras serão bancadas com recursos do governo federal e do governo de São Paulo.
- É possível também que o projeto seja complementado, eventualmente, com recursos de uma PPP (Parceria Público-Privada).

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta quarta-feira (23) que os projetos do metrô e os dois corredores de ônibus estão em fase de análise pelo governo federal.

- Estamos terminando as definições e esses empreendimentos têm grandes condições de serem encaixados, mas ainda não temos uma definição. Acredito que, no máximo, em meados de dezembro [a presidente Dilma] anuncie, como já anunciou os metrôs de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador.

 

 

Saiba tudo que acontece em São Paulo
Imprima suas fotos no R

Nenhum comentário:

Postar um comentário