terça-feira, 8 de novembro de 2011

Modelo de vagão para monotrilho é apresentado em feira de SP

08/11/2011 - G1

Trem sairá da estação Vila Prudente do Metrô e seguirá por 24,5 km. Viagem que hoje leva duas horas deverá ser feita em 50 minutos.

Foi apresentado nesta terça-feira (8) o modelo do vagão que vai andar no monotrilho entre a estação Vila Prudente do Metrô e a Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo. A linha ainda está em obras e só deve começar a funcionar em 2013.

Na feira de trilhos, rodas de trens e máquinas, o interesse não é só para quem trabalha na área ferroviária. No local, está a maquete em tamanho real do veículo que deve facilitar a vida de quem vive no leste da capital paulista.

O monotrilho vai sair da estação Vila Prudente da Linha Verde-2 do Metrô e seguir por 24,5 km até o bairro de Cidade Tiradentes. A promessa é que, em vagões desse tipo, a viagem, que hoje leva duas horas, seja feita em 50 minutos.

Cada trem terá sete vagões. Como o intervalo entre as viagens será de 75 segundos, o monotrilho poderá transportar até 48 mil passageiros por hora em cada sentido. O monotrilho é feito de alumínio e fibra de carbono, materiais usados na fabricação de aviões. Os vagões são resistentes e mais leves.

“São 15 toneladas, enquanto o metrô convencional tem mais ou menos 40 toneladas por cada carro. Você consegue trazer mais pessoas em menos equipamentos”, afirma Serge van Themsche, vice-presidente da empresa fabricante.

As obras do monotrilho começaram em março de 2010. Na Avenida Luiz Inácio de Anhaia Mello, estão alguns pilares que vão sustentar os trilhos. Ao lado da Estação Vila Prudente, está sendo construída outra estação que vai unir o monotrilho, o Expresso Tiradentes e o Metrô.

“Daqui da Vila Prudente à Estação Oratório, são 2,9 km de extensão. Nós prevemos entregar no final de 2013. Está andando tudo normalmente, conforme o previsto”, afirma Paulo Sérgio Meca, gerente do Monotrilho. A última etapa da obra, que vai levar monotrilho à Cidade Tiradentes, só deve ficar pronta em 2016, quando vai beneficiar meio milhão de pessoas por dia.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário