terça-feira, 21 de agosto de 2012

Monotrilho na Vila Prudente

20/08/2012 - Bombardier

 Mockup está exposto na estação Vila Prudente da Linha 2-Verde

Começou na quinta feira, dia 16 de agosto, junto à estação de Vila Prudente, a exposição de uma réplica em tamanho real do carro de monotrilho de alta capacidade que, já no final de 2013, estará circulando no primeiro trecho da futura extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. O Metrô de São Paulo e o Consórcio Expresso Monotrilho Leste vão manter o Monotrilho em exposição durante 45 dias.

A abertura da exposição contou com a presença do Secretário de Estado dos Transportes de São Paulo, Jurandir Fernandes, o Presidente do Metrô de São Paulo, Peter Walker, e o Vice Presidente de Sistemas da Bombardier Transportation para a Europa, Oriente Médio, África e Brasil, Serge van Themsche.

Os futuros passageiros dessa linha e os Paulistanos em geral vão poder visitar o veículo moderno e de tecnologia avançada que será sua escolha de transporte. O novo sistema vem para solucionar os problemas de trânsito, poluição e estresse que hoje caracterizam essa área da cidade.

A nova linha servirá como extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, entre as regiões de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, terá uma extensão de 24,5 km, 17 estações e contará com 54 novos trens de monotrilho de alta capacidade. Cada trem pode transportar 1000 (um mil) passageiros, atinge uma velocidade máxima de 80 km/h e pode circular com intervalos mínimos de até 75 segundos entre cada composição. Assim, o sistema terá capacidade para atender a uma demanda de até 48.000 passageiros por hora e por sentido (phps), transportando mais de meio milhão de pessoas cada dia.

Atualmente, este percurso leva mais de duas horas para ser percorrido, o novo sistema INNOVIA Monotrilho de alta capacidade vai reduzir esse tempo de viagem para apenas 50 minutos, os moradores da zona leste de São Paulo vão assim ganhar três horas de tempo disponível cada dia.

O ganho de tempo livre pode acontecer muito em breve, já que o primeiro trecho da nova linha, ligando as estações Vila Prudente e Oratório, está previsto começar a atender aos passageiros já no final de 2013, seguido de um segundo trecho, até São Mateus, em 2014. A totalidade da linha pode ser concluída em 2016.

A infraestrutura do Monotrilho esbanja leveza e conforto e vai permitir uma renovação do espaço urbano no local de implementação da linha, com introdução de espaço verde adicional, ciclovias e 3.200 arvores adicionais. Suas estações elevadas medem 90 metros de extensão, têm elevadores para portadores de necessidades especiais e também mais segurança, com acesso às plataformas liberado apenas após a compra da passagem, além de câmeras de vigilância nos trens e nas estações.

A nova geração de Monotrilhos de alta capacidade

A escolha deste modal para a extensão da Linha 2-Verde foi orientada por aspectos como a alta capacidade da geração de Monotrilhos recentemente desenvolvida, muito semelhante à de um metrô convencional, seu menor prazo de construção e rapidez para a entrada em operação do empreendimento.

É possível construir, em um ano, cinco quilômetros de Monotrilho, o que é aproximadamente metade do tempo de construção de um metrô subterrâneo. Isso se consegue graças à leveza e elegância da estrutura das vias elevadas, e também em razão da inexistência de escavações exigidas na construção de um metrô convencional.

A nova geração de monotrilhos de alta capacidade representa um passo importante para a mobilidade das cidades, que devem ser atendidas por diversos modais que se complementam entre si: ônibus para baixa demanda, monotrilhos para demanda intermédia (de 10 a 50 mil passageiros phps) e metrô convencional ou trens metropolitanos para demandas muito elevadas (até 70 mil passageiros phps).

Acontece que, até hoje, os monotrilhos atendiam a poucos passageiros não satisfazendo as demandas intermédias. Os eixos das cidades com demanda intermédia acabavam sendo atendidos por soluções rodoviárias nada adequadas, poluentes, e que acrescentam estresse a seus habitantes.

Com a nova tecnologia de construção de monotrilho de alta capacidade desenvolvida pela Bombardier, os trens são maiores, de dimensão igual aos trens de metro convencional, mais leves e podem circular a velocidades e com intervalos entre composições iguais a do metrô convencional.

São Paulo vai ser a primeira cidade no mundo a implementar uma solução de monotrilho de alta capacidade, uma vez iniciada a operação da extensão da Linha 2-Verde, este sistema será reconhecido em todo o planeta como uma das melhores soluções de transporte público metro-ferroviário jamais construídas.

A extensão da Linha 2-Verde do Metrô, ligando a estação de Vila Prudente à Cidade de Tiradentes está sendo construída pelo consorcio Expresso Monotrilho Leste, liderado pela construtora Queirós Galvão e integrando a construtora OAS e a Bombardier. As linhas passam pelos bairros São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriça, Jacu-Pessego, Erico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.

Além dos benefícios de melhoria de locomoção para a população da Zona Leste, a construção do Monotrilho contribui para a geração de mais de 1.000 empregos diretos na construção das linhas. 53 (371 carros) dos 54 trens (378 carros) estão sendo produzidos em uma fábrica da Bombardier recentemente inaugurada no município de Hortolândia, no interior de São Paulo. A nova instalação industrial também gera 250 novos empregos diretos dedicados à fabricação dos trens, incluindo atividades relacionadas às avançadas caixas de alumínio e materiais compósitos, truques e montagem final, e cerca de 500 empregos indiretos adicionais criados por conta do aumento nas atividades locais dos fornecedores da Bombardier.

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