quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Arte em movimento no monotrilho

06/11/2012 - Revista Época

O artista plástico JP Ferreira vai expor sua arte nas alturas, viajando a 36 km/h

Por Jorge de Oliveira

O monotrilho da Zona Leste (linha 15 – Prata do metrô, extensão da linha 2 – Verde), além de ser o único no mundo de alta capacidade e trazer tecnologia aeronáutica, também terá outra novidade: os carros serão estampados com um design colorido. João Paulo Ferreira, vencedor do concurso "Tá Pintando um Novo Metrô", poderá ver nesta terça-feira (06/11) o primeiro carro já decorado com o novo design. O veículo pode ser vista até quinta-feira na feira Negócio nos Trilhos, no pavilhão vermelho da Expo Center. JP receberá seu prêmio das mãos do secretário estadual dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, e de André Guyvarch, presidente da fabricante Bombardier Brasil.

João Paulo Possos Ferreira, ou simplesmente JP, como é mais conhecido, tem 21 anos e é dono de um ateliê na Granja Viana. Vencer o concurso do monotrilho não foi sua primeira conquista. Ele já havia sido um dos artistas convidados para desenhar os orelhões da Avenida Paulista, na intervenção Call Parade. Sua obra-orelhão leva o sugestivo nome "Sem Sentido", e fica próxima ao MASP. Já é possível identificar nela a profusão explosiva de cores e formas que, misturadas, compõem seu estilo. JP ficou sabendo do concurso do monotrilho por meio de amigos, e não esperava ganhar. "Fiz uma coisa rápida, com canetinha e papel, em duas horas estava tudo pronto", diz. Fazer projetos não é com ele, o negócio mesmo é "deixar a coisa fluir". No caso do monotrilho, a arte foi concebida com um olho lá na frente, para que pudesse ser contemplada a 15 metros de altura e 36 km/h. "Sempre usei cores fortes. Quero ver São Paulo mais colorida, não cinza como ela é", afirma.

Depois de pronta a arte, JP tirou uma foto e enviou para o hotsite do concurso promovido pelo metrô. A campanha contou com grande divulgação, inclusive através de cartazes dentro dos trens. Do dia 15 de agosto a 3 de setembro, 2.725 projetos para o monotrilho foram enviados. De 4 a 10 de setembro, uma comissão técnica escolheu as 20 melhores propostas, que foram submetidas à votação popular, disponível no hotsite de 11 a 27 de setembro. No dia 28, JP soube que havia ganho o concurso. "Nunca imaginei que veríamos arte estampada no metrô, onde milhões de pessoas passam. A sensação vai ser única", diz.

Ainda existe um impasse sobre a quantidade de carros que será adesivada com a ilustração. A arte de JP certamente estará nos primeiros e últimos carros dos 54 trens que vão circular na linha, mas é possível que esteja em todos. Independente desse número, o artista plástico já se diz realizado por ter seu trabalho exposto de maneira tão inusitada. Sua vontade é inspirar passageiros e pedestres a também fazerem arte e a olharem a cidade de uma forma diferente, mais descontraída. A expectativa é ambiciosa: "Quero mudar São Paulo, espero que os artistas estejam comigo".

Curta nossa página no facebook: www.facebook.com/nf365

Nenhum comentário:

Postar um comentário