domingo, 13 de outubro de 2013

Metrô pode ter pelo menos quatro estações na Grande São Paulo até 2017

11/10/2013 - R7

Governador acredita que obras em andamento estarão prontas na próxima gestão

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (10) que o metrô finalmente deve chegar à Grande São Paulo em até três anos. É esse o prazo para que algumas linhas e estações, que agora estão em obras ou em vias de serem iniciadas, possam estar à disposição da população, dando o caráter metropolitano que o Metrô (Companhias do Metropolitano de São Paulo) leva em seu nome.

Alckmin disse acreditar que as obras para a linha 18-Bronze possam começar no início de 2014, uma vez que o edital da linha —  em regime de PPP (Parceria Público-Privada) deve sair entre outubro e novembro deste ano. A nova rota sairá da estação Tamanduateí (linha 2-Verde), passando por municípios do ABC paulista, como São Caetano, Santo André, indo até São Bernardo do Campo. No futuro, a linha irá até Diadema.

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— Ela deverá estar operando em até 30 meses, partindo do início das obras. Essa é a primeira (linha) também com recurso federal, do PAC. Deve ser (cerca de) R$ 500 milhões, é uma linha de R$ 2,5 bilhões. Teremos recursos do Estado, da iniciativa privada (PPP) e também recurso federal.

Além das três estações da linha 18-Bronze, outras duas estações na Grande São Paulo estão sendo projetadas. Na linha 4-Amarela, a extensão para Taboão da Serra já está sendo planejada, mas o governador de SP não falou em prazos para a licitação e início das obras. Contudo, essa rota não deve chegar até a região metropolitana antes de 2015, ano de entrega prevista da última estação da linha, na Vila Sônia.

Outra, com prazo de dois anos para entrar em operação, é a linha 13-Jade, que terá 12 km de extensão e ligará a estação Engenheiro Goulart da linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) até o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Com essa perspectiva de pelo menos quatro estações operando até 2017 na região metropolitana da capital, Alckmin vê o governo estadual no caminho certo para expandir a malha ferroviária do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Urbanos), mais o monotrilho, para a meta de 200 km. Hoje, a rede conta com 74 km.

— É pouco em linhas frente ao tamanho da metrópole. É preciso estender rapidamente. Deveremos chegar, incluindo o monotrilho, a 102 km até o final do ano que vem, e um canteiro de obras perto de 90 km. A meta é chegar a 200 km de metrô.

Governo estadual exalta monotrilho

A construção da linha 17-Ouro, passando pela região do Morumbi e ligando as linhas 4-Amarela e linha 1-Azul ao aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, gerou muitas controvérsias desde a sua concepção. A obra está em andamento e, para Geraldo Alckmin, as críticas ao modelo —  que levou a desapropriações e a muitos protestos vindos de moradores dos bairros da região —  são infundadas.

— O monotrilho que é uma alternativa fantástica. Há poucos monotrilhos no mundo, é uma solução um pouco polêmica porque vai pelo alto, mas ele é elétrico e não polui. Ele também é silencioso, os espaços (da construção) são bem grandes, então o impacto arquitetônico e urbanístico é menor.

Para a Baixada Santista, o governo estadual disse que o projeto para o VLT (veículo leve sobre trilhos) prossegue, ligando primeiramente Santos a São Vicente, avançando para Praia Grande e Guarujá em uma segunda fase. O modelo, de acordo com Alckmin, pode ser levado também para outras regiões do interior paulista. O governador, porém, evitou falar em prazos.

Fonte: Thiago de Araújo, do R7 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Metrô: edital da Linha 18 deve sair em dez dias

11/10/2013 - O Estado de SP

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou NESTA QUINTA-FEIRA, 10, que deverá ser publicado em dez dias o edital que levará metrô às cidades do ABC paulista. "Esperamos que em dez dias já possamos publicar o edital da Linha 18-Bronze. Pela primeira vez, o metrô sairá de São Paulo (capital)."

A linha será construída em monotrilho e ligará as estações Tamanduateí, em São Paulo, e Djalma Dutra, em São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André. Segundo Alckmin, a assinatura do contrato poderá ocorrer em 90 dias e, em janeiro de 2014, as obras começariam. A linha, resultado de uma Parceria Público-Privada, será a primeira a contar com recursos federais de R$ 500 milhões do PAC.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Metrô SP obtém licença para monotrilho

08/10/2013 - Revista Ferroviária

A Companhia do Metropolitano de São Paulo publicou nessa terça-feira (08/10) o recebimento da licença ambiental para a instalação da Linha 17-Ouro. A licença compreende as estações Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo (antiga Água Espraiada), Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi.

A Linha 17-Ouro será construída em sistema de monotrilhos e ligará o aeroporto de Congonhas à rede metroviária de São Paulo.

Além disso, o Metrô São Paulo também solicitou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) a Licença Ambiental de Operação da Linha 5-Lilás para o trecho Largo Treze-Adolfo Pinheiro.

Fonte: Revista Ferroviária
Publicada em:: 08/10/2013

Governador decreta como utilidade pública áreas para as obras da Linha 15-Prata do Metrô

08/10/2013 - Metrô SP

O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decretou a utilidade pública de cinco áreas que serão utilizadas para as obras da Linha 15 - Prata do Metrô. Com a assinatura do Decreto nº 59.571, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (04/10), ficam liberados bens imóveis em cinco áreas com o tamanho total de 6.662,7 m² nas regiões da Vila Prudente e de São Mateus, visando a construção da estação Jequiriçá, além de melhorias na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

Na região de São Mateus, três áreas na avenida Ragueb Chohfi, próximo à rua Minas de Santa Fé, serão utilizadas para a construção da estação Jequiriçá, parte da terceira fase da linha. Somadas, as áreas chegam a 4.965 m². Outros 1.697,7 m² serão utilizados para o alargamento de um trecho da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, próximo à avenida do Oratório, na região da Vila Prudente. No local, encontra-se, em fase final de construção, a estação Oratório, prevista no primeiro trecho da linha.

Com a declaração de utilidade pública de uma área, o Metrô comunica oficialmente os proprietários dos imóveis, orientando-os sobre o processo de desapropriação, além de realizar o atendimento pontual com cada morador. A Comnpanhia também disponibiliza um canal exclusivo com a comunidade, prestando atendimento especial à população impactada pelas suas obras de expansão, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações para diminuir os transtornos causados.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, a Linha 15-Prata completa, de Ipiranga até o Hospital Cidade Tiradentes, terá 26,6 km de extensão, 18 estações e 2 pátios de estacionamento de trens, com capacidade para 28 trens cada. A demanda prevista no projeto funcional da Linha 15 - Prata é de cerca de 500 mil passageiros/dia.

A opção pelo monotrilho para esta linha leva em consideração a demanda de passageiros na região, além de seu menor custo de implantação e prazo mais curto para a construção em relação ao metrô convencional. A construção de ciclovia, junto com o projeto paisagístico que inclui o plantio de árvores , vai fazer parte do processo de reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as quais os trens vão passar. Todas as estações também contarão com bicicletários.

A execução das obras foi dividida em quatro trechos, sendo que o Trecho 1 (entre as estações Vila Prudente e Oratório) está previsto para o início de 2014.

Trecho 1: Vila Prudente - Oratório: com 2,9 km e 2 estações (Vila Prudente e Oratório);

Trecho 2: Oratório - São Mateus: com 10,1 km e 8 estações (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus);

Trecho 3: São Mateus - Hospital Cidade Tiradentes: 11,4 km e 7 estações (Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.).

Trecho 4: Ipiranga - Vila Prudente: com 2,2 km e 1 estação (Ipiranga - conexão com a Linha 10 da CPTM);

Fonte: Metrô-SP
Publicada em:: 08/10/2013

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Tiisa fará oito estações de monotrilhos em SP

30/09/2013 - Revista Ferroviária

A Tiisa – Triunfo Iesa Infraestrutura S. A. - foi a vencedora da licitação para a construção de quatro das 17 estações da Linha 15-Prata e também quatro das 19 estações da Linha 17-ouro dos monotrilhos de São Paulo.

Na Linha 15, as estações construídas pela empresa serão Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, contemplando obra bruta e acabamentos. Segundo o edital, as estações elevadas medirão 90 metros de extensão, e deverão ter elevadores para portadores de necessidades especiais e acesso por meio de passarelas, que também servirão aos pedestres na travessia das avenidas onde elas forem instaladas. O prazo previsto para a execução dos serviços da Linha 15 é de 26 meses, totalizando investimentos da ordem de R$ 151 milhões.

Enquanto na Linha 17-Ouro, as obras pelas quais a empresa está encarregada são das estações Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, e Vereador José Diniz. Segundo a empresa, as estações terão um mezanino a cerca de sete metros acima do nível da rua, de modo a garantir uma passagem mínima para o tráfego de cargas especiais (6,20m). Já as plataformas encontram-se cerca de 15 metros acima da rua.

Nesses mezaninos estarão localizados os bloqueios, Sala de Apoio ao Usuário – SAU (com bilheteria e controle operacional), sanitários e sala técnica, numa área de aproximadamente 100 m².

Existirão acessos em ambos os lados das vias onde será implantada a estação, os quais se conectarão ao mezanino por meio de passarelas. Cada um deles contará com duas escadas rolantes, uma escada fixa e um elevador. O prazo previsto para a execução dos serviços da Linha 17 é de 24 meses, totalizando investimentos da ordem de R$ 182 milhões.

domingo, 6 de outubro de 2013

Metrô de SP recebe primeiro carro do monotrilho

27/09/2013 - Via Trólebus

O Metrô recebeu na quinta-feira (26) o primeiro carro do monotrilho no pátio Oratório, da Linha 15-Prata

A composição completa, com 7 carros, chegará até o final de outubro. Já os testes começam em novembro.

O monotrilho que começa a operar na Linha 15-Prata no ano que vem, está sendo construído em Hortolândia (SP) com tecnologia usada em aviões. A composição terá capacidade de percorrer os 24 quilômetros do trecho total entre a Vila Prudente e a Cidade Tiradentes em 50 minutos, contra as atuais 2 horas.

Na primeira etapa, os carros vão circular entre a Vila Prudente e a Oratório, em um percurso de dois quilômetros. O trecho completo só estará operando em 2016.

Segundo o diretor geral da empresa canadense Bombardier Transportation, Manoel Gonçalves, para reduzir o peso do carro e alcançar a capacidade similar do metrô de 48 mil passageiros por hora, foi preciso usar a mesma estrutura de alumínio das aeronaves, para que fiquem leves. "Com isso, reduzimos o peso em até 30%.

Foi otimização máxima de peso", explica Gonçalves, sobre a tecnologia canadense utilizada na produção dos carros no Brasil. Com a redução do peso, a composição atinge até 80 km/h. Rodando em pneus de borracha, a velocidade será praticamente mantida mesmo em dias de chuva, segundo os técnicos da empresa.

Linha 18-Bronze deve chegar a Diadema

06/10/2013 - Diário do Grande ABC

Em mais uma tentativa de levar o Metrô  a Diadema, o Estado analisa proposta para extensão da futura Linha 18-Bronze até o município. O projeto original estabelece São Bernardo como o ponto final do monotrilho, que ligará a região à Estação Tamanduateí, na Capital, passando também por Santo André e São Caetano. O possível trecho, no entanto, está planejado para a segunda etapa do empreendimento, que deverá ter obras iniciadas somente depois de 2015. A construção da primeira fase está prevista para começar no ano que vem.

A avaliação sobre a ampliação será feita após solicitação do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que anunciou em julho o objetivo de levar o Metrô à Diadema. Na época, as possibilidades consideradas eram a expansão da Linha 1-Azul (Jabaquara/Tucuruvi) e a mudança no desenho da futura Linha 20-Rosa (Lapa/Moema), cujo projeto prevê ampliação para o Rudge Ramos. Caso essa opção fosse escolhida, o itinerário passaria por Diadema antes de chegar a São Bernardo.

O presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, afirmou que, após análises preliminares, a empresa concluiu que o mais viável seria esticar o traçado do monotrilho. "É o que temos de mais adiantado nesse sentido. Depois do Alvarenga, em São Bernardo, a linha seguiria para Diadema. Já está no nosso mapa da rede futura", afirmou o gestor durante a 12ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas de São Paulo, realizado na sexta-feira no Memorial da América Latina, na Capital.

Não há prazo para que os estudos sejam concluídos, bem como o aumento no investimento necessário. Do Alvarenga – terminal previsto para a segunda etapa da proposta original – até o bairro Eldorado, em Diadema, a distância é de aproximadamente cinco quilômetros lineares. Até o Centro, o acréscimo é de cerca de sete quilômetros. A etapa inicial, prevista para ficar pronta em 2015, tem ponto final planejado para o Centro de São Bernardo (leia mais abaixo).

Apesar das intenções do Estado, o ramal adicional esbarra em pelo menos dois problemas. O primeiro diz respeito às dificuldades para realizar as desapropriações, já que a região do Alvarenga possui diversos terrenos ocupados de forma irregular. Outra situação que preocupa é o fato de o traçado do monotrilho sobrepor o corredor ABD, atualmente operado pela concessionária Metra, o que pode gerar impasses administrativos. Em junho, o secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos, Peter Walker, admitiu que a ampliação do empreendimento representava "risco muito grande".

Estação Oratório abre em janeiro

Serão inauguradas em janeiro as duas primeiras estações da Linha 15-Prata do Metrô, monotrilho que fará a ligação da Linha 2-Verde (Vila Prudente/Vila Madalena) com a Zona Leste da Capital. Além do terminal Vila Prudente, será aberta a Estação Oratório, que fica a cerca de três quilômetros de distância da divisa com São Caetano e Santo André. O primeiro trecho liberado para os usuários terá 2,9 quilômetros.

O presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, informa que, nos primeiros meses, o ramal funcionará em operação assistida, com horário reduzido e sem abertura nos fins de semana. Até dezembro do ano que vem, deverão ser inauguradas outras duas estações, chegando até o Jardim Planalto. O investimento total para a linha, que terá 18 paradas e 26,6 quilômetros, é de R$ 5,5 bilhões. O modal terá capacidade para receber 48 mil passageiros por hora em cada sentido. O intervalo aproximado entre trens será de 90 segundos.

Em agosto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou outra expansão para a Linha 15-Prata. O objetivo é fazer com que o sistema chegue até a estação Ipiranga, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Lá, será possível fazer conexão com a Linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra). A nova opção de baldeação deve desafogar a demanda na estação Tamanduateí, de onde é possível acessar a Linha 2-Verde. Não foi dado prazo para que a expansão seja concluída.

Também estão em obras atualmente as linhas 17-Ouro (Jabaquara/Morumbi), que também será operada por monotrilho; 5-Lilás, que será expandida do Largo 13 até a Chácara Klabin; e 4-Amarela (Luz/Butantã), que deverá ganhar até o ano que vem cinco novas estações: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie.

Edital para licitação deverá ser lançado ainda este mês

O presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, afirma que o edital para licitação da Linha 18-Bronze (Tamanduateí/Djalma Dutra) deverá ser publicado ainda neste mês. O lançamento, prometido para o início deste ano, já foi adiado diversas vezes. O atraso foi atribuído a problemas no certame de outra PPP (Parceria Público-Privada), a da Linha 6-Laranja (Brasilândia/São Joaquim).

Segundo Pacheco, equipes do Metrô irão participar de reunião na segunda-feira com integrantes do governo federal para definir os últimos detalhes do edital. A consulta pública para o documento foi lançada em julho.

A Linha 18-Bronze terá extensão de 14,9 quilômetros e ligará a Estação Tamanduateí ao Centro de São Bernardo por meio de monotrilho. Também serão cortados pelo traçado os municípios de Santo André e São Caetano. O investimento previsto é de R$ 3,5 bilhões, sendo 55% aplicado pela iniciativa privada. A construção deverá gerar 3.000 empregos, enquanto a operação irá proporcionar a criação de 1.500 postos de trabalho.