terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Linha 18-Bronze: Estado lança amanhã edital do Metrô da região

21/01/2014 - Diário do Grande ABC

O edital da Linha 18-Bronze (Tamanduateí-Djalma Dutra) será publicado amanhã, em atividade que terá presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e de representantes do governo federal. Ainda sem local definido – provavelmente na sede do Palácio dos Bandeirantes –, o ato que dará início à ligação do Grande ABC com a rede metroviária da Capital será realizado às 10h30. 

Em janeiro, o governo do Estado se debruçou sobre detalhes técnicos e jurídicos da PPP (Parceria Público-Privada), modelo de contratação adotado pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos para a Linha 18-Bronze. Além de recursos estaduais, o projeto, avaliado em R$ 4 bilhões, contará com aporte da União, na ordem de R$ 1,68 bilhão – sendo R$ 400 milhões do OGU (Orçamento Geral da União) e R$ 1,28 bilhão em financiamento. 

A presença da presidente Dilma Rousseff (PT) está praticamente descartada por conta de agenda. Ela deve encaminhar o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), para representá-la na solenidade oficial. 

A Linha 18-Bronze será a primeira construída fora da Capital e vai adotar tecnologia de monotrilho, que também será implementada na Linha 15-Prata (Vila Prudente-Hospital Cidade Tiradentes). O trajeto do Grande ABC terá 13 estações, distribuídas em 14,9 quilômetros entre a Zona Leste de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo. 

Segundo o governo do Estado, a estimativa é a de que a obra fique pronta entre três e cinco anos. O modal terá capacidade para transportar 314 mil passageiros por dia.

"É a concretização da chegada do Metrô ao Grande ABC. A partir do edital, serão 60 dias para contestações (da publicação). Com a assinatura do contrato com a empresa vencedora, a expectativa será pelo início das obras o mais rápido possível", disse o deputado estadual Orlando Morando, integrante da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa, que confirmou o evento de lançamento do edital. 

DESAPROPRIAÇÕES 
Outra expectativa que deve se confirmar amanhã é a de que o governo do Estado será responsável pelo custeio das desapropriações para implementação do sistema metroviário que interligará a região à Capital. Balanço preliminar do Palácio dos Bandeirantes apontou custo de R$ 200 milhões em indenizações a proprietários de terrenos utilizados para a Linha 18-Bronze. 

O governo Alckmin já se comprometeu a arcar com valores de desapropriações da Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim), também licitada por meio de PPP. O Consórcio Mova São Paulo, formado por Odebrecht, Queiroz Galvão, UTC Participações e Eco Realty Fundo de Investimentos, será responsável por essa linha.

Fonte: Diário do Grande ABC
Publicada em:: 21/01/2014

Novela do metrô ABC ganha novo capítulo essa semana

21/01/2014 - Repórter Diário

Segundo o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio ABC, Luiz Marinho (PT), a expectativa é de que o certame seja emplacado entre a próxima quarta (22) e quinta (23).

A novela sobre o lançamento do edital de contratação das obras do metrô do ABC, o monotrilho, oficialmente chamado de Linha 18-bronze, pode ganhar um novo capítulo essa semana.

Segundo o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio ABC, Luiz Marinho (PT), a expectativa é de que o certame seja emplacado entre a próxima quarta (22) e quinta (23). Os recursos destinados pelo governo federal ao empreendimento (cerca de R$ 500 mil), já liberados pela presidente Dilma Rousseff, devem ser publicados no Diário Oficial da União nesta terça (21) e, assim, o edital poderá ser lançado, no Palácio dos Bandeirantes, nos dias subsequentes. A presença de Dilma no evento está inicialmente descartada.

Dada a morosidade na contratação dessa obra, em ano de eleições proporcionais, os prefeitos da região começam a dar indícios de que o projeto, se continuar sendo protelado, pode esbarrar no calendário eleitoral.

O governo estadual, comandado por Geraldo Alckmin (PSDB), prometeu lançar o edital em dezembro do ano passado, a tempo de as obras iniciarem no primeiro trimestre de 2014. Não aconteceu. A justificativa é de que a obra conta com aportes do governo federal e, por isso, estaria parado em Brasília, sob análise.

Fonte: Repórter Diário 

domingo, 19 de janeiro de 2014

Conheça os novos caminhos do Metrô em 2014

02/01/2014 - Diário de São Paulo

1º trecho do monotrilho logo será entregue; Haverá também inaugurações de estações em outras linhas

Por Fernando Granato

Está prevista para este começo de ano a entrega do trecho inicial do primeiro monotrilho da cidade de São Paulo, que vai ligar a Vila Prudente ao Hospital de Cidade Tiradentes, na Zona Leste.

O primeiro trecho desse monotrilho, que será o de maior capacidade do mundo, transportando até 48 mil passageiros por hora e por sentido, terá duas estações, Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório. A previsão de demanda para o primeiro trecho é de 13,3 mil passageiros por dia.

Ao todo serão 18 estações, com 26,6 quilômetros de vias elevadas. A previsão é de que 500 mil passageiros serão atendidos por dia, em média, a partir de 2016, com a conclusão da obra. O valor total de investimento é de R$ 6,4 bilhões.

As vigas e as estações da nova linha de monotrilho, a Linha 15, ficam suspensas a 15 metros de altura, o equivalente a um prédio de cinco andares. Cada estação tem 5,4 mil metros quadrados de área construída, cinco elevadores, sete escadas rolantes e estão organizadas em dois pavimentos. No inferior, ou mezanino, ficam a bilheteria, as catracas, os sanitários e as salas de supervisão operacional. No pavimento superior, as plataformas de embarque. Ao todo, 58 trens vão operar no trecho.

Mas a nova linha corre o risco de não melhorar o trânsito da região. Segundo Flamínio Fichmann, consultor de transportes, o sistema de monotrilho custa por quilômetro um pouco mais do que a metade do Metrô, mas transporta menos de um terço do volume de passageiros do sistema subterrâneo. "O sistema de monotrilho acaba custando mais por passageiro transportado e não terá nenhum efeito no trânsito", afirma Fichmann. "Isso porque a velocidade com que a frota de automóveis cresce é mais rápida do que a capacidade do monotrilho em atrair usuários de carros."

Sérgio Ezjemberg, também consultor de trânsito, foi mais longe e disse que não dá para entender como uma obra de baixa capacidade de transporte público custará tanto. "Se o governo tivesse optado pelo Metrô convencional, as obras não teriam causado tantos problemas no trânsito e o sistema ainda poderia transportar três vezes mais pessoas", argumenta. O Metrô, por sua vez, afirma que o sistema adotado atende à demanda da região.

Estação Adolfo Pinheiro será inaugurada já neste mês
Além da nova linha de monotrilho, o Metrô terá outras inaugurações neste ano. Neste mês, será entregue a Estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lilás, que está sendo expandida do Largo Treze, em Santo Amaro, até a Chácara Klabin, com 11,5 quilômetros e 11 novas estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin).

O investimento será de R$ 7,5 bilhões. Todas as estações terão escadas rolantes, elevadores, rampas e piso tátil. Também em 2014, as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela serão concluídas.

A Estação Vila Sônia e o prolongamento da linha até Taboão da Serra têm previsão de entrega para o final de 2016. A Linha 4 fará integração com a futura Linha 17, na Estação São Paulo-Morumbi. Essa linha também terá inauguração no final de 2014, do primeiro trecho entre a Estação Morumbi da CPTM e Congonhas.

análise: Lucila Lacreta, urbanista do Movimento Defenda São Paulo
Temos de rever o gerenciamento

Estamos notando um esforço do governo de São Paulo para ampliar o número de linhas do Metrô. Mas ainda não se chega perto da eficiência internacional de países emergentes como China e México, por exemplo. Todo o gerenciamento do nosso Metrô precisa ser revisto. Nosso custo é dos mais altos do mundo. As estações são muito sofisticadas. Geram um custo de desapropriação enorme. Tínhamos de ser mais sóbrios. Todo o gerenciamento tem de ser revisto. É preciso abrir consórcios internacionais. Tudo aqui é muito caro. Nosso custo por quilômetro é exorbitante.

Algumas estações são projetadas para abrigar futuros shoppings centers. Fazem um banco de terras para futuras obras. Isso gera uma tremenda especulação imobiliária e aumenta enormemente os custos. Esse tipo de atuação me parece um contrassenso que atrasa em muito o desenvolvimento das linhas do Metrô paulistano.

Mais

Linha 8 da CPTM vai até Amador Bueno
Com extensão atual de 35,2 km entre Júlio Prestes-Itapevi, a Linha 8 da CPTM atende a população de seis municípios: São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Um trecho de 6,3 km além de Itapevi está sendo remodelado, em fase final de obras, para atendimento à população do extremo oeste da Grande São Paulo, a região de Amador Bueno.

430.564 passageiros viajam por dia nessa linha

Duas estações estão previstas
As obras visam padronizar a bitola (largura das vias para a passagem dos trens), a via permanente e a rede aérea, além da implantação de nova sinalização e construção de duas estações: Amador Bueno e Santa Rita.

Moradores terão acesso a todo sistema
Com a entrega da extensão da Linha 8, os moradores da região de Amador Bueno terão redução de tempo e de custos e acesso às linhas da CPTM e do Metrô.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Corredor ABD terá ligação com Metrô no ano que vem

12/01/2014 - Diário do Grande ABC

O Corredor ABD (Jabaquara/Brooklin/São Mateus) deverá ter mais uma ligação com o Metrô até o fim do ano que vem. Atualmente, a via possui integração física com a Linha 1-Azul, na Estação Jabaquara. O Terminal São Mateus, localizado na Capital e próximo às divisas com Santo André e Mauá, terá acesso ao monotrilho da Linha 15-Prata. Quando concluído, em 2016, o ramal ligará o Ipiranga, na Zona Sul, à Cidade Tiradentes, na região Leste.


O primeiro trecho da nova linha, entre as estações Vila Prudente e Oratório, será inaugurado em operação assistida em março. Até o início de junho, o sistema funcionará em horário reduzido para a aplicação de testes. Em seguida, serão iniciadas as atividades comerciais convencionais. O trajeto tem cerca de três quilômetros. Ainda neste ano, a previsão é que sejam abertas outras duas plataformas: Camilo Haddad e Jardim Planalto.

"Para 2015, nos comprometemos a levar a linha até a (estação) Jacu-Pêssego. Então teremos mais dez estações garantidas até 2015", garante o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. A extensão envolve o Terminal São Mateus, onde será possível fazer baldeação com o sistema da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). O modelo deverá ser semelhante ao que já é feito no Terminal Jabaquara, sem qualquer desconto tarifário para quem faz a troca de modal.

A previsão é que a linha seja totalmente finalizada em 2016, quando será oferecida aos moradores do Grande ABC a terceira possibilidade de acesso ao Metrô. A Estação Ipiranga, da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será o início do percurso da Linha 15-Prata, que tem como destino o Hospital Cidade Tiradentes, no extremo Leste da Capital. Ao todo, serão 26,6 quilômetros de extensão e o investimento aplicado foi de R$ 6,4 bilhões.

Segundo Fernandes, o monotrilho da Linha 15-Prata será o maior do mundo em capacidade. "Serão 48 mil passageiros por hora a cada sentido", ressalta. A cada dia, a demanda deve chegar a cerca de 500 mil usuários. O trem que será utilizado é fabricado no Canadá pela empresa Bombardier. O modelo escolhido deverá ser semelhante ao que irá circular na Linha 18-Bronze (Tamanduateí/Djalma Dutra), cuja construção irá começar ainda neste ano (leia ao lado).

Quando o sistema estiver em pleno funcionamento, as composições poderão atingir velocidade de até 80 km/h. A linha terá 58 veículos e o intervalo entre trens chegará a cerca de 75 segundos.

Edital do monotrilho da região deverá sair na semana que vem

O secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes afirmou que o edital para licitação da Linha 18-Bronze (Tamanduateí/Djalma Dutra) deverá ser lançado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) até a semana que vem. "Caminharam bem as relações com a Caixa Econômica Federal. Nesta semana, técnicos da prefeitura de São Paulo fizeram vistoria. Eles queriam ver se tinha (ao longo do percurso) reassentamentos e invasões de terra, mas não têm. As áreas a serem desapropriadas pelo município são pequenas." Segundo o titular da Pasta, a minuta do edital está à disposição do Executivo municipal para que seja feita a assinatura – último passo antes do lançamento ao mercado.

A Linha 18-Bronze será o terceiro monotrilho da Grande São Paulo e ligará a Capital a São Bernardo, passando também por São Caetano e Santo André. O orçamento previsto é de R$ 4,1 bilhões, sendo parte financiada pelo governo federal. A obra será feita por meio de PPP (Parceria Público-Privada). Cerca de 203 mil metros quadrados de terrenos deverão ser desapropriados durante a construção.

Informações: Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Monotrilho da Linha 15 em teste

10/01/2014 - Revista Ferroviária

Fotos do teste do monotrilho

O Metrô de São Paulo realizou na manhã de sexta-feira (10/01) uma viagem experimental do primeiro monotrilho que irá circular na Linha 15-Prata de São Paulo. A viagem de cerca de 700 metros entre a futura estação Oratório e o pátio Oratório durou 12 minutos – cinco de cada percurso (ida/volta) e dois para a reversão do sentido da cabine, no pátio.

O trem é driverless (sem condutor), mas na viagem experimental foi operado no modo manual. O trem fez o percurso com velocidade em torno de 5 km/h – a velocidade comercial mínima será de 35 km/h e a máxima de 80 km/h. A via fica a 12-15 metros de altura e olhar para baixo durante o percurso causou uma impressão ruim, já que logo abaixo os carros passam pela Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo. Uma situação que será adaptada com o tempo, assim como aconteceu quando o metrô inaugurou e algumas pessoas tinham receio de usar por ser subterrâneo.

Uma questão que chamou a atenção foi a largura do vão entre o trem e a plataforma. Hoje, o vão está com 10 centímetros e após a instalação de placas de borracha na plataforma esse vão passará a ter dois centímetros. O equipamento que será instalado para reduzir esse espaço deve ser semelhante ao instalado na estação da Luz.

Correu tudo bem na viagem, apesar dos pequenos trancos que o trem deu por conta de imperfeições na via, que o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, disse que serão corrigidas com o polimento da viga. O metrô iniciou os primeiros testes dos dois trens que já estão no pátio Oratório em dezembro.

Funcionários do Consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML), que inclui as construtoras Queiroz Galvão, OAS e a Bombardier, trabalham no acabamento da estação e do trecho que deve entrar em operação assistida no mês de março, com duas estações: Vila Prudente e Oratório. O trecho tem 2,9 quilômetros.

O pátio ainda está em ritmo de construção, mas o galpão e as vias de estacionamento dos trens já estão prontos. O pátio ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, que contará com 14 linhas e uma linha de testes. A capacidade desta unidade é para 28 trens. A linha 15 terá mais um pátio de trens, o Ragueb Chiohfi.

Segundo o secretário Jurandir Fernandes, o governo trabalha para inaugurar ainda este ano mais duas estações – Camilo Haddad e Jardim Planalto. Entre essas estações existem outras que devem ser inauguradas somente em 2015, quando o trecho será concluído até a estação Jacu Pêssego. E, em 2016, o projeto será concluído com a chegada a Cidade Tiradentes.

A Linha 15-Prata terá 26,6 quilômetros e 18 estações entre a Vila Prudente, onde se conecta com a Linha 2-Verde, e a Cidade Tiradentes. Ao todo serão 58 trens para atender as 500 mil pessoas que o metrô estipula atender por dia, em média. O valor do empreendimento é R$ 6,4 bilhões.

Além do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a imprensa, representantes do Metrô, da Bombardier, das construtoras envolvidas no projeto, entre outros, participaram da viagem.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Monotrilho da Linha 15-Prata faz viagem teste

10/01/2014  - Metrô SP

O primeiro trem que vai operar no monotrilho da Linha 15-Prata (Ipiranga-Hospital Cidade Tiradentes) realizou viagem teste na manhã desta sexta-feira, 10. A composição fez o trajeto entre a futura estação Oratório e o pátio de manobras de trens, ambos ainda em construção. 

A Linha 15-Prata será o primeiro monotrilho do Brasil e o de maior capacidade de transporte do mundo, atendendo até 48 mil passageiros por hora e por sentido. O primeiro trecho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, mais o pátio Oratório, com 2,9 km de extensão, será entregue ao público, em visita controlada, em março. 
Os dois primeiros trens do monotrilho já foram entregues e estão realizando os testes dinâmicos, para aferição dos equipamentos e das condições técnicas de aceleração e frenagem. 

Especificações Técnicas 

O primeiro monotrilho no Brasil também é o de maior capacidade do mundo, podendo transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido (capacidade projetada). Essa capacidade será alcançada graças ao sistema automático de controle de tráfego, que permite um intervalo de circulação entre trens de até 75 segundos. 

Cada composição é formada por sete carros, com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura e capacidade para transportar mais de 1.000 passageiros por viagem. Conta com sistema de ar-condicionado, interligação entre carros (salão de passageiros contínuo), operação automática (sem a necessidade de operador no veículo, seguindo tendência mundial) e sistema de câmeras com monitoramento em tempo real. São quatro portas por carro, com 1,60 m de largura para facilitar o embarque e desembarque. 

Cada carro é feito em ligas de alumínio, com desenho inspirado no conceito construtivo de aeronaves, e equipado com motores de ímã permanente refrigerados a água, o que oferece mais potência e eficiência energética em comparação àqueles equipados com motores convencionais. Graças à relação de peso e potência, a composição pode atingir 80 quilômetros por hora (velocidade projetada). Os freios possuem sistemas antideslizantes e antiderrapantes, para garantir uma parada suave. 

O truque (eixo do trem com suas rodas) conta com dois pneus de carga, na vertical, que passam sobre a parte superior da viga do monotrilho. Outros seis pneus-guia ficam na horizontal, encostados à lateral da viga, proporcionando o equilíbrio necessário ao trem. A composição conta com 14 truques, dois em cada carro, totalizando 112 pneus. 

Os trens terão tração elétrica e sustentação por pneus e se deslocarão sobre uma viga de 69 centímetros de largura, com pneus laterais para guia e estabilização. A circulação das composições será por via elevada com altura entre 12 e 15 m. A velocidade comercial mínima será de 35 km/h e a máxima de 80 km/h. 

Além dos assentos preferenciais, os carros dispõem de um banco para obesos, com espaço equivalente ao de dois assentos comuns, um intercomunicador adaptado aos cadeirantes, além dos intercomunicadores de passageiros presentes ao lado de todas as portas do trem. 

No salão de passageiros, acima de cada porta, existe um painel eletrônico que informa dinamicamente, por meio de indicadores luminosos, a localização do trem, estações percorridas, próxima parada e respectivo lado de abertura, auxiliando também pessoas com deficiência auditiva. 

Linha 15-Prata 

A Linha 15 completa ligará o Ipiranga até Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste de São Paulo. Ao todo serão 18 estações, 26,6 quilômetros de vias elevadas, dois pátios de manobras e 58 trens. A previsão é de que mais de 500 mil passageiros sejam atendidos por dia, em média. O valor total de investimento é de R$ 6,4 bilhões. 

A primeira etapa da Linha 15-Prata vai beneficiar mais de 13.300 mil usuários diariamente e é essencial para toda a população da Região Metropolitana de São Paulo. O primeiro trecho a ser entregue será entre as estações Vila Prudente e Oratório, com 2,9 quilômetros de extensão, previsto para março de 2014. 

Posteriormente, a Linha 15-Prata seguirá de Oratório a São Mateus, com extensão de 10,1 km e oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O último trecho ligará São Mateus à Cidade Tiradentes, terá 11,4 km e sete estações: Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes. Além disso, haverá a extensão de 2,1 km até a estação Ipiranga, onde será feita a integração com a estação homônima da CPTM.

Fonte: Metrô-SP
Publicada em:: 10/01/2014

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Metrô recebe licença ambiental para ligação Estação Morumbi (CPTM) – Estação Panamby

24/12/2013 - Metrô de SP

A Companhia do Metrô recebeu da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo (SVMA), no último dia 19 de dezembro, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para construção de mais um trecho da Linha 17 - Ouro, referente a 650 metros de vias elevadas que farão a conexão da futura estação Morumbi, integrada à existente Linha 9 - Esmeralda da CPTM, à futura Estação Panamby, da Linha 17- Ouro, em sistema monotrilho.
A previsão é que o trecho em obras esteja concluído no final de 2014 e permita a ligação do Aeroporto de Congonhas, por meio da Estação Congonhas, à rede metroferroviária com os trens percorrendo uma extensão de 7,7 quilômetros. Para viabilizar a transferência para a linha da CPTM será construída a Estação Morumbi, na Linha 17.

A Linha 17-Ouro, quando inteiramente operacional, vai beneficiar mais de 400 mil pessoas por dia e será essencial para toda a população da Região Metropolitana de São Paulo. Serão 18 estações e 17,7 km de vias elevadas entre os bairros do Jabaquara e Morumbi, onde os passageiros contarão com a conexão à Linha 4-Amarela. O monotrilho 17- Ouro promoverá uma melhora expressiva nos deslocamentos dos usuários das regiões Sul e Sudoeste.

Fonte: Metrô-SP
Publicada em:: 24/12/2013

domingo, 5 de janeiro de 2014

Monotrilho é avariado em teste na Linha 15-Prata

29/12/2013 - O Estado de São Paulo

Composição realizava testes a uma velocidade máxima de 4 km/h


Por Caio do Valle

A primeira composição do monotrilho da futura Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo foi danificada na manhã de sexta-feira, 27, durante testes na saída do Pátio Oratório, na Vila Prudente, na zona leste da capital paulista.

Uma das chamadas "saias" de proteção, que ficam na lateral do trem e escondem suas rodas, raspou em um molde de madeira da obra.

Segundo o Metrô informou em nota, a avaria, sob o vagão dianteiro, "foi mínima, em um módulo substituível".

O trem rodou a uma velocidade máxima de 4 km/h. Os testes dinâmicos da composição, segundo a Companhia do Metropolitano, "serão constantes a partir do próximo mês de janeiro".

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu entregar o primeiro trecho desse ramal, entre as Estações Vila Prudente e Oratório, para operação assistida em março, atrasado em relação ao cronograma original.

Quando estiver pronta, a Linha 15-Prata terá 18 estações e 26,6 km de comprimento, ligando a Estação Ipiranga da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Linha 10-Turquesa, ao Hospital Cidade Tiradentes. Os trens dessa linha rodam sem condutor.

Fonte: O Estado de S. Paulo