quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Monotrilho do ABC vai abrir em 2016, diz Alckmin

05/07/2013 - Folha de São Paulo

O governo de São Paulo pretende inaugurar dentro de 36 meses a linha 18 do sistema sobre trilhos --entre a zona leste e a região do ABC.

O projeto da primeira fase envolve a construção de um monotrilho (trem elevado), com 13 estações e estimativa de 314 mil passageiros por dia.
Conforme anunciado ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), a consulta pública ao edital do projeto começa hoje e dura 30 dias.

O modelo escolhido é o de PPP (Parceria Público Privada). O projeto deve consumir R$ 3,5 bilhões. A primeira fase da construção terá 14,9 quilômetros e vai circular pelos municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo.

Na capital, a futura linha será conectada à estação Tamanduateí da linha 2-verde do Metrô (que passa pela região da av. Paulista) e a estação homônima da linha 10-turquesa da CPTM, que chega ao Brás.

A expectativa é contratar os vencedores da licitação até dezembro. "O prazo da obra, a partir disso, será de 30 meses", disse Jurandir Fernandes, secretário estadual de Transportes Metropolitanos.

Um dos obstáculos até lá será atrair interessados na PPP -- diante da subida do dólar e das condições adversas da economia internacional.
O projeto também enfrenta oposição dos moradores de um bairro de classe média alta de São Bernardo. Ali, a estação será praticamente colada aos prédios construídos depois do início do projeto.

Uma ideia em estudo é "envelopar" as laterais do trilho por onde passarão os trens.

Fonte: Folha de S. Paulo
Publicada em:: 05/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário