terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Implantação de linhas de monotrilho na região do M’Boi Mirim, São Paulo Monotrilho: Transporte de alta tecnologia na cidade de São Paulo

21/10/2011 - SPTrans

O trabalho de Carlos Ivan Nogueira Laiso e Laurindo Junqueira Filho, que trabalham na São Paulo Transporte (SPTrans), fala sobre a implantação de linhas de monotrilho na região do M’Boi Mirim, em São Paulo.

Implantação de linhas de monotrilho na região do M’Boi Mirim, São Paulo Monotrilho: Transporte de alta tecnologia na cidade de São Paulo

O trabalho de Carlos Ivan Nogueira Laiso e Laurindo Junqueira Filho, que trabalham na São Paulo Transporte (SPTrans), fala sobre a implantação de linhas de monotrilho na região do M’Boi Mirim, em São Paulo.

A apresentação, que ocorreu no dia 21/10/2011, às 09h50, contou com a presença de 30 pessoas em média e durou cerca de 10 minutos.

Diversos aspectos levaram à escolha dessa tecnologia para o atendimento de demandas intermediárias entre aquelas que podem ser atendidas por um corredor de ônibus e aquelas que exigem uma linha de metrô, destacando-se:

Capacidade de atender regiões com difícil relevo e alta densidade populacional;
Comparado ao Metrô, sua implantação é bem mais rápida e com um custo 50% inferior;
Sua estrutura leve gera pouco impacto urbano nas regiões atendidas, tanto do ponto de vista físico, quanto estético;

Comparado ao corredor de ônibus, é mais rápido e mais seguro por circular em vias próprias, sem sofrer interferências do fluxo de veículos da cidade; e
Movido a energia elétrica, não polui o ar e é extremamente silencioso. Em caso de problemas na rede elétrica, seus dispositivos de segurança permitem levar os passageiros até a estação mais próxima.

O trecho 1 a ser construído ligará o Jardim Ângela, no sudoeste da cidade, ao Terminal Santo Amaro, seguindo um traçado alternativo ao do atual corredor de ônibus da Estrada do M'Boi Mirim, que será mantido e requalificado.

Perguntado sobre porque o trecho escolhido para o monotrilho é, justamente, o trecho paralelo ao da CPTM, Laiso respondeu: “este é um trecho muito carregado e isso será um meio de ajudar na distribuição da CPTM e, inclusive, do Metrô”.

Texto e fotos:  Diana Sampaio

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