28/09/10 - 09h53
Publicado Por: Bruna Gavioli - Jovem Pan Online
Publicado Por: Bruna Gavioli - Jovem Pan Online
Ao todo, serão 24,5 quilômetros de extensão, incluindo 54 trens de sete vagões
O Governo de São Paulo assinou, nesta segunda-feira, o contrato para a implantação do monotrilho, que vai ligar a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo. O Consórcio Expresso Monotrilho Leste, formado pelas construtoras Queiroz Galvão e OAS, além da Bombardier Transportation Brasil e Bombardier Transit Corporation, venceu a licitação ao apresentar proposta no valor de R$ 2,46 bilhões.
Ao todo, serão 24,5 quilômetros de extensão, incluindo 54 trens de sete vagões. O Expresso Tiradentes, como foi batizado, vai servir como extensão da Linha 2 verde do Metrô e terá dezessete estações. Até 2012, entrará em operação o trecho entre a Vila Prudente e o Parque São Lucas, passando por Oratório. Em 2014, o Metrô Leve chegará à Cidade Tiradentes. As obras civis do trecho que compreende as estações Vila Prudente e Oratório já foram iniciadas.
O governador de São Paulo, Alberto Goldman, reclamou da falta de apoio do governo federal para o transporte na maior cidade do país. “Nós nem pedimos, sabemos das limitações e o que eles querem dar ou não. Do orçamento da União, não sai nada para cá. Emprestimos e finaciamentos acontecem somente de vez em quando”.
Parte dos moradores da Zona Leste teme transtornos semelhantes aos do Elevado Costa e Silva, como criminalidade e desvalorização imobiliária. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, negou a comparação entre o monotrilho e o Minhocão. “Esse metrô é diferente, pois é uma obra mais leve e planejada”.
Em entrevista ao repórter Daniel Lian, secretário de Transportes de São Paulo, Marcelo Branco, apontou que a nova linha fará com que as pessoas não percam tanto tempo de locomoção. O secretário ressaltou que os reflexos no trânsito serão sentidos quando o monotrilho estiver pronto. “Essa mobilidade é extremante importante para a região e também para a cidade como uma todo”.
A previsão é que sejam atendidos cerca de 500 mil usuários/dia entre Vila Prudente-Cidade Tiradentes. Quando a obra estiver concluída, o usuário do transporte público fará em 50 minutos o trajeto entre o extremo da Zona Leste e a região central, que hoje consome duas horas.
http://jovempan.uol.com.br/noticias/saopaulo/2010/09/monotrilho-leste-sera-entregue-em-2014.html
Ao todo, serão 24,5 quilômetros de extensão, incluindo 54 trens de sete vagões. O Expresso Tiradentes, como foi batizado, vai servir como extensão da Linha 2 verde do Metrô e terá dezessete estações. Até 2012, entrará em operação o trecho entre a Vila Prudente e o Parque São Lucas, passando por Oratório. Em 2014, o Metrô Leve chegará à Cidade Tiradentes. As obras civis do trecho que compreende as estações Vila Prudente e Oratório já foram iniciadas.
O governador de São Paulo, Alberto Goldman, reclamou da falta de apoio do governo federal para o transporte na maior cidade do país. “Nós nem pedimos, sabemos das limitações e o que eles querem dar ou não. Do orçamento da União, não sai nada para cá. Emprestimos e finaciamentos acontecem somente de vez em quando”.
Parte dos moradores da Zona Leste teme transtornos semelhantes aos do Elevado Costa e Silva, como criminalidade e desvalorização imobiliária. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, negou a comparação entre o monotrilho e o Minhocão. “Esse metrô é diferente, pois é uma obra mais leve e planejada”.
Em entrevista ao repórter Daniel Lian, secretário de Transportes de São Paulo, Marcelo Branco, apontou que a nova linha fará com que as pessoas não percam tanto tempo de locomoção. O secretário ressaltou que os reflexos no trânsito serão sentidos quando o monotrilho estiver pronto. “Essa mobilidade é extremante importante para a região e também para a cidade como uma todo”.
A previsão é que sejam atendidos cerca de 500 mil usuários/dia entre Vila Prudente-Cidade Tiradentes. Quando a obra estiver concluída, o usuário do transporte público fará em 50 minutos o trajeto entre o extremo da Zona Leste e a região central, que hoje consome duas horas.
http://jovempan.uol.com.br/noticias/saopaulo/2010/09/monotrilho-leste-sera-entregue-em-2014.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário