O consórcio Planservi/Engevix venceu a licitação para desenvolver o projeto básico das obras civis do monotrilho do M´Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo. O projeto básico está orçado em R$ 45 milhões e a assinatura do contrato deve ocorrer nos próximos dias.
Segundo o diretor de infraestrutura da SPTrans, Roberto Molin, os técnicos da prefeitura de São Paulo, responsável pelo monotrilho, já iniciaram a elaboração do EIA-Rima. A SPTrans será a responsável pelo licenciamento prévio do empreedimento.
A previsão é que a licença de instalação seja emitida até o primeiro semestre de 2011 e em seguida inicie o projeto executivo, que será licitado juntamente com os sistemas e trens.
O monotrilho do M´Boi Mirim terá 34km e interligará o Jardim Ângela, Santo Amaro, Vila Olímpia, Capão Redondo, Campo Limpo e Vila Sônia.
Parte desse traçado serpenteará a estrada do M´Boi Mirim e atenderá populações das partes alta e baixas da região, que tem relevo acidentado.
A estrutura do relevo definiu a escolha da tecnologia do monotrilho, que tem rodas de borracha, percorre uma viga de concreto e pode vencer as declividades. Além disso, o sistema é considerado de baixo impacto pela leve estrutura de sustentação (vigas), interagindo com a paisagem e amenizado visual da região, que conta com corredor de ônibus sobrecarregado e diversas moradias irregulares.
O empreendimento está estimado em R$ 3,4 bilhões (obras civil e material rodante, que inclui as vigas de concreto), com 13 estações e demanda de 36 mil passageiros/ano.
A ideia é licitar o primeiro trecho entre o Jardim Ângela e Santo Amaro, com 11 km, e a obra ser custeada pela prefeitura, com início em 2011 e conclusão em dezembro de 2012. Os outros trechos seriam executados por uma parceria público privada (PPP), fazendo uma concessão de toda a estrutura.
Audiência
Ontem (2), a Câmara de São Paulo promoveu uma audiência pública sobre os projetos de monotrilhos de São Paulo. A iniciativa era apresentar todos os projetos em discussão para a cidade, mas devido a ausência de representantes do Governo do Estado, somente o projeto da prefeitura de São Paulo, M´Boi Mirim, foi apresentado. As apresentações previstas seriam sobre o prolongamento da Linha 2-Verde (Expresso Tiradentes); Linha 17-Ouro; Linha 16-Prata, Celso Garcia e M´Boi Mirim.
Na ocasião, moradores e representantes de entidades dos bairros onde os projetos devem ser implantados se manifestaram contra os monotrilhos. Os moradores defenderam a construção de novas linhas de metrô para atender as demandas dos bairros e demonstraram preocupação com questões de segurança. Eles questionaram como seria a evacuação em caso de pane no sistema. Os questionamentos acabaram não sendo respondidos durante a audiência, encerrada devido divergências de opiniões.
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