quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A lenda do monotrilho da Copa

25/11/2012 - Clube Alfa

Apenas um terço da obra ficará pronto antes do evento

Era uma vez uma linha de metrô que, depois de construída, resolveria muitos problemas da cidade de São Paulo. A linha Ouro atenderia, com trens do tipo monotrilho, desde o aeroporto de Guarulhos até a zona sul, nas imediações do estádio Morumbi, num total de quase 18 km. E foi uma das obras prometidas para a Copa do Mundo, incluída no legado do evento.

No entanto, os prazos da obra já estão comprometidos — o governo do Estado já confirmou que apenas um terço do planejado será cumprido antes da Copa. Como consolo, a promessa de que esse terço contemplará o trecho que liga o aeroporto de Guarulhos à zona leste de São Paulo. O que se tem a lamentar é que a obra é a única responsabilidade assumida pelo Governo do Estado para a Copa do Mundo — que, inclusive, contou com cerca de 1 bilhão de reais financiados pela União. A obra toda está orçada cerca de 3 bilhões de reais.

O problema não é exclusivo do Estado de São Paulo. Cinco cidades que sediarão jogos da Copa prometeram linhas de trem de superfície em suas candidaturas. Isso foi determinante para que fossem escolhidas como sede, já que a mobilidade urbana era um item fundamental de seleção. Mas Brasília, Cuiabá, Manaus e São Paulo já declararam que não vão cumprir o acordo.

Por Roberto Amado

Fonte: Clube Alfa - Revista Abril




Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário