01/10/2010 - O Estado de S.Paulo
Além do contrato do Expresso Tiradentes, a Bombardier está de olho nos outros projetos que estão em estudo no Brasil, em especial em São Paulo. Se tudo der certo, o próximo projeto a ser disputado é o monotrilho entre o Morumbi e o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista.
Um dos diferenciais do monotrilho é o valor do investimento, que chega a ser quase a metade do exigido na construção de um metrô subterrâneo. Segundo os dados da Bombardier, hoje o quilômetro de um monotrilho custa entre US$ 40 milhões e US$ 80 milhões. Já o custo do metrô está entre US$ 90 milhões e US$ 150 milhões. Outro benefício é o tempo de construção, bem menor no caso do monotrilho.
De qualquer forma, a Bombardier não deixará de lado os outros mercados, como o metrô, veículo leve sobre trilhos
(VLT) e trem de alta velocidade (TAV). Em São Paulo ou no resto do País, ela deverá participar das licitação para fornecimentos de equipamentos.
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