14/03/2014 - Folha de SP
O governo do Estado de São Paulo adiou, pela segunda vez este ano, a entrega do primeiro trecho do monotrilho da linha 15-prata, na zona leste da capital. Previsto para começar a operar em janeiro deste ano, as estações Vila Prudente e Oratório, só devem começar a funcionar em maio.
Após não cumprir o prazo de janeiro, a secretaria de Transportes chegou a anunciar que a operação começaria em março. No entanto, o prazo foi estendido, disse o governador do Estado Geraldo Alckmin (PSDB) em coletiva de imprensa nesta sexta-feira.
"Duas estações estão praticamente prontas: Vila Prudente e Oratório, 3 km de monotrilho que em maio estará funcionando. Depois tem uma sequencia que ficarão prontas. São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus", disse. O governador, porém, não explicou o motivo do atraso do início da operação.
Nesta sexta-feira, o governo do Estado e a prefeitura da capital assinaram um convênio que libera, por parte da prefeitura, R$ 360 milhões para as obras da linha 15-prata e 17-ouro do metrô. O dinheiro será utilizado na desapropriação de casas e reestruturação de vias no entorno dos empreendimentos.
O montante será aplicado em duas frentes na linha 17-ouro: na ligação entre o aeroporto de Congonhas e a estação Jabaquara da linha 1-azul e no complemento da obra entre o Panamby e a Vila Sônia, na zona oeste da cidade. De acordo com o governo do Estado, este monotrilho deverá ser entregue somente em 2015.
Na linha 15-prata, o dinheiro cedido pela prefeitura será aplicado no trecho entre as avenidas Ragueb Choffi e Jacu-Pêssego, na zona leste. A verba também será direcionada para as obras complementares do prolongamento da via até a região do Ipiranga, onde será feita a interligação com com a linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
"É um gesto que vai ao encontro do desejo da população e que os dois entes colaborem para dar respostas rápidas a questão da mobilidade", afirmou Haddad durante cerimônia na sede da prefeitura no centro de São Paulo.
A linha 15-prata do monotrilho custará R$ 6,4 bilhões e quando completa ligará o Ipiranga, na zona sul, até Cidade Tiradentes, na zona leste. Este ano o governo promete entregar as estações Vila Prudente, Oratório, Camilo Haddad, Jardim Planalto e Sapopemba.
Em 2015 a meta é chegar até Jacu-Pêssego, entregando todas as estações do trajeto. O governo espera concluir a obra até Cidade Tiradentes em 2016.
Já a linha 16-ouro custará R$ 3,7 bilhões e quando concluída ligará a região do Jabaquara, na zona sul, até a Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo. No total serão 18 km de monotrilho.
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