quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Linha 18-Bronze não será experimental, diz Morando

31/10/2013 -  Diário do Grande ABC

Integrante efetivo da comissão de transportes na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) afirmou que o Metrô chegará ao Grande ABC "sem passar por fases experimentais", alegando que a Linha 18-Bronze vai aliar experiência funcional da Linha 15-Prata (denominado também como Expresso Tiradentes) e fase licitatória da Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim).

Ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) vistoriou o modelo de monotrilho da Linha 15-Prata – o mesmo equipamento será transferido para a região, cujo traçado de 14,9 quilômetros terá início na Avenida Prestes Maia, no Centro de São Bernardo, e terminará na Estação Tamanduateí, da Linha 2-Verde do Metrô.

Para hoje está prevista abertura dos envelopes para a plena PPP (Parceria Público-Privada, em que a vencedora fica responsável por intervenções da linha, fornecimento de tecnologia e até desapropriações) para construção da Linha 6-Laranja, que não será abastecida por monotrilho, mas que tem edital de contratação semelhante ao que será implementado no trajeto instalado no Grande ABC.

"O Metrô ao Grande ABC não será experimental. Como teremos modelos utilizados no sistema, o prazo de construção (da Linha 18-Bronze) certamente será reduzido e pronto para utilização", discorreu Morando, que acompanhou a vistoria de Alckmin ontem pela manhã.

O edital para obra da Linha 18-Bronze tem previsão de publicação no dia 7, com estimativa de até fevereiro para o início dos trabalhos. O prazo para entregar o sistema, começadas as intervenções, é de três anos.

LINHA 6-LARANJA

Será a segunda vez que o governo do Estado abre pregão para propostas à Linha 6-Laranja. Na primeira tentativa, no fim de julho, não houve interessados principalmente porque o vencedor teria de arcar com custos de metade das desapropriações do trajeto – cujo valor é estipulado em metade de todo investimento da linha.

O Palácio dos Bandeirantes fixou em R$ 4 bilhões a intervenção do projeto – há, inclusive, linha de financiamento  aberta no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para implementação da ligação entre Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim.

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