domingo, 1 de setembro de 2013

Monotrilho da linha 15 terá prolongamento até Ipiranga

31/08/2013 - Folha de SP / Diário de SP

Leia: Edital da Linha 6 do Metrô, orçada em R$ 8 bi, será relançado no dia 6

O monotrilho da linha 15-prata do metrô de São Paulo terá um prolongamento até o Ipiranga, bairro na zona sul.

O governo estudava a ampliação há alguns meses, mas o anúncio oficial foi feito ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em visita às obras da linha na zona leste.

Inicialmente, a linha ia da Vila Prudente à Cidade Tiradentes, ambas na zona leste. Com a mudança, quando estiver totalmente concluída, ela começará no Ipiranga.

O primeiro trecho, entre as estações Vila Pudente e Oratório, será entregue em janeiro --o governo prometia entregá-las até dezembro.

A primeira parte da linha chegará a São Mateus; a segunda irá até Cidade Tiradentes.

O novo trecho anunciado ontem terá 2,2 km e vai ligar o monotrilho à estação Ipiranga da linha 10-turquesa da CPTM, localizada na avenida Presidente Wilson.

A ampliação é uma tentativa de desafogar a rede, já que a extensão vai integrar a nova linha ao ramal que atende ao ABC Paulista e à linha 3-vermelha do metrô.

"Isto atende melhor ao usuário, distribui a demanda para não ter uma superlotação aqui em Vila Prudente", afirmou Alckmin.

"Esse primeiro trecho até São Mateus a estação de Vila Prudente comporta bem. Vamos ter 300 mil passageiros por dia. Quando começarmos a chegar a Cidade Tiradentes, em que a população de usuários vai chegar a 450 mil, 500 mil, vamos precisar ter uma válvula de escape", disse o secretário Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos).

Na previsão dele, a segunda etapa e a extensão até o Ipiranga serão entregues entre 2016 e 2017. No total, o investimento no monotrilho é de R$ 5,5 bilhões.

Os primeiros trens do monotrilho devem chegar ao país em setembro, para início dos teste em outubro, segundo Alckmin.

A linha terá 54 trens, com sete carros cada. Mas Fernandes diz que, com o novo trecho, a frota poderá aumentar "em quatro ou cinco" composições. Segundo ele, a compra seria possível com um aditivo de 10% no contrato, dentro do limite legal.

O contrato foi firmado com a Bombardier, investigada pelo Cade e pelo Ministério Público por suspeita de integrar cartel em outra licitação.

LINHA LARANJA

Alckmin também disse ontem que o governo publicará o novo edital da linha 6-laranja no próximo dia 6.

A licitação da linha, em forma de PPP (Parceria Público-Privada), não teve interessados e o governo foi obrigado e reformular as regras.



Centro de São Paulo terá nova estação de trem, diz secretário

A linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será ampliada até o centro histórico de São Paulo.

A informação foi dada ontem pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ao explicar as possibilidades que o monotrilho da linha 15-prata irá trazer aos passageiros.

O monotrilho vai ligar o extremo leste à estação Vila Prudente, da linha 2-verde do metrô. Ontem foi anunciada uma ampliação dali até a estação Ipiranga da linha 10.

"Se você estiver no monotrilho e quiser ir à Paulista, você chega à Vila Prudente, entra no metrô e vai embora para a Paulista. Se quiser ir para o centro, continua no monotrilho, desce no Ipiranga e lá pega a linha 10 e vai para o centro", disse Fernandes.

Atualmente, a linha começa em Rio Grande da Serra e termina na estação Brás, onde permite conexão com a linha 3-vermelha do metrô e as linhas 11 e 12 da CPTM.

"Futuramente, com a estação Campos Elíseos, que nós vamos fazer lá em frente à Luz, vamos voltar a levar a linha 10 para a Luz. Isso é mais para o futuro", disse o secretário.

No passado, a linha 10 era chamada de D-bege e tinha como ponto final a estação Luz. Ainda não há prazo nem local exato para a nova estação.

SERVIÇO EXPRESSO

No plano de expansão da CPTM está prevista uma ligação entre o ABC e a Luz, por meio do chamado Expresso ABC. A ideia é fazer o percurso da linha 10 em vias independentes e oferecer um serviço expresso até as estações de São Caetano do Sul, Santo André e Mauá.

A previsão inicial era de iniciar o serviço de 25 km em 2015, com demanda de 322 mil passageiros/dia.

Diário de São Paulo

Monotrilho agora vai até o Ipiranga

Alckmin anuncia a extensão em 2,2 quilômetros da Linha 15 do Metrô; investimento chega a R$ 5,5 bi.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou, ontem, a extensão da Linha 15-Prata do Metrô. O monotrilho ganhou mais 2,2 km e, agora, chegará ao bairro do Ipiranga, na Zona Sul. O anúncio foi feito durante inspeção às obras da Estação Oratório, uma das 18 que vão compor os 26,6 km do trecho total.

A nova linha vai permitir a integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), chegando à Cidade Tiradentes. "Isto vai distribuir a demanda de usuários na Zona Leste, desafogando a Vila Prudente", disse o governador.

A previsão é que o primeiro trecho da Linha 15, formado pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório (a ser usado para manobras),  seja inaugurado em janeiro.

Alckmin destacou que o monotrilho de São Paulo vai ser  o primeiro do país. "Além disso,  será o de maior capacidade do mundo, porque vai ter 54 trens, 378 carros e vai levar até 50 mil passageiros por hora", prometeu.

O chefe do executivo apresentou também o veículo que vai possibilitar aos técnicos implantarem as barras de alimentação de energia dos futuros trens, sem que a Avenida Anhaia Mello seja bloqueada. O investimento total da obra está orçado em R$ 5,5 bilhões.

Mesmo buscando intensificar uma agenda positiva após as denúncias de cartel nas licitações de trens para o Metrô e CPTM, o governador não escapou das perguntas sobre o tema. "Já estamos fazendo com a Corregedoria Geral as investigações. Trouxemos a sociedade civil para dar transparência. Se for comprovado (o cartel), haverá punição exemplar", garantiu.

Linha 9 da CPTM chegará à estação de Varginha

Até o final deste ano os bairros do Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares vão ser beneficiados com mais duas estações de trem.  A CPTM confirmou, ontem, que já está em fase de contratação das empresas para executar as obras de ampliação da Linha 9-Esmeralda, que percorre a Marginal Pinheiros.

Segundo a empresa, serão construídos mais 4,5 quilômetros de malha metroferroviária para a implantação das novas estações, que vão se chamar Mendes e Varginha. O custo inicial da obra está previsto em  R$ 727 milhões e o trecho vai atender aproximadamente 110 mil usuários por dia, no extremo Sul de São Paulo, segundo a companhia do governo estadual. O prazo para a conclusão das obras é até o final do ano que vem.

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