28/06/2013 - Diário de S. Paulo
A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), emitiu licença ambiental prévia da linha 18-bronze, do Metrô.
A linha de monotrilho vai beneficiar diretamente a região, ligando a estação Tamanduateí, na capital, até o bairro Alvarenga, em São Bernardo.
A licença é necessária para que a Secretaria de Transportes Metropolitanos dê continuidade ao processo de elaboração de uma PPP (Parceria Público-Privada), modelo escolhido para ser adotado na linha.
Com a licença ambiental prévia emitida, seguem os trâmites da licitação que vai definir a concessionária que será responsável pela implementação, operação e manutenção da linha, que passará por três cidades do ABC.
PPP /A previsão do governo do Estado é que o edital da Parceria Público-Privada seja lançado em agosto. Poderão participar da concorrência empresas brasileiras e estrangeiras.
A concessão vai durar 25 anos. A empresa ou consórcio vencedor terá quatro anos para finalizar a construção e será responsável por efetuar as desapropriações e reassentamentos necessários para implantação da linha.
Caberá também à vencedora da licitação realizar todas as sondagens, estudos e projetos das obras civis para viabilizar a construção.
LICENÇAS /A licença ambiental prévia emitida pela Cetesb ao Metrô é apenas uma das várias exigências antes do início do funcionamento do monotrilho da linha 18.
Caberá à empresa que vencer a licitação buscar as licenças de instalação e operação.
Tamanduateí terá a maior demanda da linha bronze
Estudos realizados pela Secretaria de Transportes Metropolitanos projetam a quantidade de passageiros que utilizarão a linha de monotrilho que vai passar pelo ABCD.
O cálculo é importante para que empresas interessadas em participar da PPP tenham noção do potencial de usuários - e consequentemente possam detectar a viabilidade do negócio.
A expectativa é que a linha 18 transporte cerca de 365 mil pessoas por dia. A estação Tamanduateí representa parcela significativa deste total, com mais de 119 mil usuários que serão transportados diariamente.
Depois que a linha bronze ficar pronta, Tamanduateí vai se tornar o ponto de encontro de três linhas (2-verde, 10-turquesa e 18-bronze), o que explica o número expressivo.
A estação Paço Municipal, que vai funcionar no centro de São Bernardo, será a segunda maior parada em número de usuários: 72,4 mil por dia.
A Estação Mauá - em referência ao Instituo Mauá de Tecnologia, em São Caetano -, terá a terceira maior demanda, com 21,9 mil passageiros diariamente.
As estimativas do governo do Estado são para o primeiro ano de operação da linha 18.
A PPP compreende a primeira fase da linha 18, que terá 13 estações, entre elas Djalma Dutra, que estava prevista inicialmente para ser construída na segunda fase do projeto. A pedido do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), a parada passou da fase 1, pois vai se integrar a um corredor de ônibus em estudo pela Prefeitura.
MAIS
Audiência pública
Está prevista para a primeira quinzena de julho a realização de uma audiência pública sobre o edital da linha 18, que será lançado em agosto. Se tudo correr dentro do cronograma previsto pela secretaria de Transportes Metropolitanos, as obras vão começar em 2014.
25 trens circularão pela linha 18-bronze
2 linhas de monotrilho estão em construção em São Paulo
Linhas irmãs
Quem quiser ter uma ideia de como é a estrutura de uma linha de monotrilho poderá matar a curiosidade na capital, onde duas linhas deste tipo estão sendo construídas: 15-prata e 17-ouro. A linha 15 está com as obras mais adiantadas. Há dezenas de pilares erguidos na avenida av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello.
BOM
A partir de hoje, o cartão BOM passa a ser aceito em mais duas estações da linha 10-turquesa da CPTM: Utinga e Prefeito Saladino.
Fonte: Diário de S. Paulo
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