22/03/2012 - Webtranspo
Trecho ligará o aeroporto de Congonhas a estação Morumbi
O Metrô de São Paulo recebeu, nesta quinta-feira, 22, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente a autorização para iniciar as obras do primeiro trecho de 7,7 quilômetros do monotrilho da Linha 17-Ouro, entre o aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), permitindo, assim, a interligação com a rede metroferroviária.
Com a LAI (Licença Ambiental de Instalação), o Metrô ultima junto à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e ao “Consórcio Monotrilho Integração” (vencedor da licitação para a implantação da linha) os preparativos para dar início às obras na última semana deste mês ou nos primeiros dias de abril. Nessa etapa, a Linha 17-Ouro será um importante meio de interligação do aeroporto de Congonhas com a estação Morumbi da Linha 9 da CPTM (Osasco-Grajaú), atendendo a concentração da rede hoteleira na região das avenidas Berrini e Nações Unidas.
Este trecho inicial da Linha 17-Ouro está previsto para operar em 2014. Sua demanda estimada é de cinco mil passageiros/dia.
O segundo trecho, com 6,5 km, interligará o aeroporto de Congonhas à Linha 1-Azul do Metrô, na estação Jabaquara. No percurso, a Linha 17 estará conectada à Linha 5-Lilás, na futura estação Água Espraiada/Campo Belo. Já o terceiro trecho, com extensão de 3,5 km, fará conexão com a Linha 4-Amarela na estação São Paulo-Morumbi, passando pelo bairro de Paraisópolis.
A Linha 17-Ouro, cujo contrato para implantação foi assinado em 30/07/2011, terá 17,7 km de extensão, 18 estações e fará conexão com as linhas 1-Azul (estação Jabaquara), 4-Amarela (estação São Paulo/Morumbi) e 5-Lilás (estação Água Espraiada/Campo Belo), bem como com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (estação Morumbi).
A demanda total prevista para o trecho Jabaquara–São Paulo/Morumbi é de 252 mil usuários/dia.
O monotrilho da Linha 17-Ouro terá carros sobre pneus. Movido a energia elétrica, o trem circulará a uma altura entre 12 e 15 metros do solo, dependendo do trecho, correndo sobre vigas de concreto.
A frota será composta por 24 trens. Com capacidade para 400 passageiros, as composições terão ar-condicionado e toda a tecnologia presente nos novos trens que São Paulo está adquirindo, além de operação com o mesmo índice de qualidade das demais linhas do Metrô.
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