terça-feira, 25 de outubro de 2011

Monotrilho paulistano dentro do cronograma

25/10/2011 - Siderurgia Brasil

Os testes do protótipo do monotrilho do Metrô de São Paulo começarão a ser feitos em março de 2012.

A empresa canadense Bombardier, que venceu a licitação para o fornecimento do sistema de monotrilho que será utilizado na Linha 2 – monotrilho do metrô de São Paulo, também chamada expresso Tiradentes, anunciou que o primeiro protótipo da Bombardier entrará em teste em março de 2012, em Kingston, Canadá. Por volta do mês de julho o primeiro monotrilho sairá da linha de montagem da fábrica de Hortolândia (SP). “Quando estivermos operando normalmente, teremos capacidade para fabricar uma unidade por dia”, diz Eduardo Saccaro, diretor comercial da Bombardier no Brasil. Além de fornecer os monotrilhos para o metrô paulistano, a unidade de produção de Hortolândia também deverá atender projetos metroviários do exterior, principalmente da América Latina.

A nova linha será uma extensão da Linha 2 do Metrô de São Paulo e, quando estiver terminada, terá capacidade para transportar 48 mil passageiros por hora no trajeto Vila Prudente – Cidade Tiradentes. A implantação do sistema neste trajeto, antes percorrido em mais de duas horas, permitirá que os usuários façam o percurso em apenas cinquenta minutos. O término da fase 1 do projeto está programado para acontecer em 2014.

Paulo Sérgio Amalfi Meca, gerente desse empreendimento e do Metrô-SP garante que o protótipo será testado exaustivamente por se tratar de um sistema novo até para a Bombardier. “Estamos trabalhando para atender uma capacidade da ordem de 500 mil passageiros por dia, algo nunca realizado até o momento”, explica Meca.

As informações foram divulgadas durante uma entrevista coletiva realizada na 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), em São Paulo. Tendo como tema principal O Futuro está nos trilhos – Os caminhos para o desenvolvimento, o evento reuniu profissionais, empresários, representantes de instituições públicas, dos governos federal, estadual e municipal, e a imprensa para debater o transporte público nas cidades brasileiras.

Fonte: Siderurgia Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário