10/01/2011 - Revista Ferroviária
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo divulgou, no final de dezembro, os resultados alcançados pelo Plano de Expansão no período de 2007 a 2010. Das metas estabelecidas, 9% não foram concluídas. Segundo a Secretaria, esse percentual é decorrente do atraso de obras como a construção de linhas e estações metroviárias, que estão sujeitas a interferências externas (desapropriações, cumprimento das metas por parte das empresas, condições meteorológicas etc.).
De acordo com o balanço, 34 trens para a CPTM foram reformados; 76% dos 107 novos trens previstos foram entregues; 90% de 28 novas estações foram concluidas; e 97% de 240 km de linhas estão operando normalmente no metrô. Com relação ao transporte de passageiros, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) transportou, em 2010, 2,2 milhões de passageiros por dia, enquanto o Metrô transportou 3,7 milhões. Além disso, foram entregues 35 trens para a CPTM, e outros 70 foram adquiridos junto à CAF, com previsão de entrega até 2012.
Em andamento
O consórcio Expresso Monotrilho Leste, composto por Queiroz Galvão, OAS, Bombardier Brasil e Bombardier Transport venceu a licitação para a extensão da Linha 2-Verde, operada por monotrilho. Os 24 km de extensão e as 17 estações estão previstos para 2014.
As estações Pinheiros e Butantã, ambas na Linha 4-Amarela, estão em fase de teste dos equipamento de segurança e sinalização e a previsão é de que as duas estações entrem em operação até o final do primeiro semestre de 2011.
A estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lilás está em obras e a previsão de conclusão é para 2012. Os contratos do trecho Adolfo Pinheiro-Chácara Klabin tiveram, em novembro, as obras foram suspensas pelo Metrô, por suspeita de fraude na licitação.
Ainda no papel
As construções da Linha 6-Laranja, Linha 15-Branca e o monotrilho da Linha 16-Prata ainda estão em fase de elaboração dos projetos básicos, previstos para março.
A licitação para o monotrilho Linha 17-Ouro (Morumbi - Aeroporto de Congonhas) está suspensa por liminar emitida pelos moradores da Vila Inah, mas a área jurídica do Metrô está atuando para continuar o processo até a fase da assinatura dos contratos.
O VLT da baixada santista também está suspenso por uma liminar emitida pela Viação Piracicabana, e ainda não tem previsão de nova concorrência.
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