sábado, 30 de julho de 2011

Bombardier construirá monotrilho em São Paulo

27/09/2010 - Veja

Empresa canadense venceu licitação e terá 1,44 bilhão de reais para construir os trens da linha Expresso Tiradentes

Empresa produzirá 378 carros que serão instalados em 54 trens (Comstock)

As construtoras Queiroz Galvão e OAS participaram do consórcio que venceu a licitação e deverão pilotar as obras do monotrilho

A canadense Bombardier terá 1,44 bilhão de reais do contrato de 2,46 bilhões de reais para construção do monotrilho que será instalado na linha Expresso Tiradentes, que liga o centro da capital paulista ao bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste. A extensão da obra é de 24 quilômetros.

As construtoras Queiroz Galvão e OAS venceram com a Bombardier licitação para a construção do monotrilho.

O consórcio Expresso Monotrilho Leste é liderado pela Queiroz Galvão e a OAS. A Bombardier será fornecedora de equipamentos. A companhia canadense vai projetar e fornecer o trilho para a linha que terá 17 estações, segundo comunicado da Bombardier nesta segunda-feira.

O contrato envolve 378 carros que serão instalados em 54 trens de 7 carros cada. O sistema é automatizado e os trens operarão sem condutor, de acordo com a Bombardier.

Segundo a Bombardier, os primeiros carros do monotrilho serão produzidos na fábrica da companhia no Canadá, mas os carros subsequentes serão produzidos na unidade da empresa em Hortolândia, no interior de São Paulo.

A expectativa é que a primeira fase do projeto entre em operação em 2014.

(Com Reuters)

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Veja

SP: monotrilho da Bombardier em 2012

29/07/2011 - Webtranspo

Empresa expõe projeto em feira do setor

Modelos da Bombardier já rodam em Kuala Lumpur, Malásia

Em parceria com o Grupo Queiroz Galvão, a Bombardier – fabricante canadense de soluções para o transporte de passageiros sobre trilhos – venceu no ano passado uma licitação para fornecer um sistema de monotrilho para o Expresso Tiradentes, antigo fura-fila, em São Paulo. A empresa utilizará a próxima Feira Negócios nos Trilhos para expor a maquete do projeto.

De acordo com a empresa, o novo tipo de transporte estará à disposição dos cidadãos paulistanos já em 2012. A maquete em tamanho real ficará exporta durante os três dias de evento, que acontecerá de 8 a 10 de novembro, no Center Norte, em São Paulo, para que os visitantes conheçam o trem que trafega sobre vigas.

De acordo com o contrato, a Bombardier fornecerá 54 trens de sete carros cada (378 carros no total), que trafegarão na Linha Expresso Tiradentes, que terá percurso de 24 quilômetros.

As composições transportarão aproximadamente 40 mil passageiros por hora em cada sentido, podendo chegar a 48 mil passageiros por hora. A capacidade do último monotrilho fornecido recentemente pela companhia - para a Arábia Saudita - é de 20 mil passageiros por hora.

Os primeiros carros do monotrilho serão produzidos na fábrica da companhia no Canadá, mas os carros subsequentes serão fabricados na unidade da empresa em Hortolândia, no interior de São Paulo, que passou por ampliação justamente para atender à encomenda.
 

Tags:2012bombardierexpresso tiradentesfura-filamonotrilhotrens
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Governador Geraldo Alckmin participa do evento de assinatura do contrato da Linha 17-Ouro do Metrô

30/07/2011 - Metro SP

Neste sábado, dia 30, às 10 horas, o governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da Companhia do Metrô, Sérgio Avelleda, participará da assinatura do contrato da Linha 17-Ouro (monotrilho) do Metrô.

Na ocasião a Companhia do Metrô assinará o contrato com o Consórcio Monotrilho Integração, que será responsável pelas obras da via elevada que ligará o aeroporto de Congonhas com a rede metroferroviária.

A previsão é que a Linha 17-Ouro tenha aproximadamente 18 quilômetros de extensão e 18 estações: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.
O primeiro trecho a ser entregue à população, com 7,7 quilômetros de extensão, será entre o aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú), atendendo à concentração da rede hoteleira na região.

Na sequência, a linha será conectada à Linha 5-Lilás do Metrô, na Estação Água Espraiada, em meados de 2014. O trecho entre a estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda (CPTM) até a estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela, passando pelo bairro de Paraisópolis, tem previsão para operar a partir de 2015.

Assinatura do Contrato para Construção da Linha 17-Ouro
Dia: 30 de julho de 2011
Hora: 10h
Local: Rua da Independência, s/nº (antiga Av. Perimetral) - Paraisópolis
Referências para acesso: Avenida Morumbi, altura do nº5594 (perto do restaurante Casa da Fazenda) entrar na rua Dr. Flávio Américo Maurano, rua Silveira Sampaio, entrar na rua Hebert Spencer e seguir em frente.

Fonte: Metrô-SP
Publicada em:: 29/07/2011

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Governo de SP assina neste sábado contrato para obras da Linha Ouro

Publicado: sexta-feira, 29 de julho de 2011
Projeto é prioritário para Copa do Mundo de 2014 em São Paulo. Linha vai ligar estádio do Morumbi ao Aeroporto de Congonhas.


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve assinar neste sábado (30), em Paraisópolis, na Zona Sul, o contrato para construção da Linha 17 - Ouro do Metrô. As obras serão executadas pelo Consórcio Monotrilho Integração, que será responsável pela via elevada entre o aeroporto de Congonhas e a rede metroferroviária. A obra é considerada prioritária entre os projetos de mobilidade urbana relacionados à Copa do Mundo de 2014 em São Paulo.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) cassou em 30 de junho a liminar que impedia a finalização do processo licitatório, decisão que permite a assinatura do contrato de execução da obra.

A liminar judicial da  3ª Vara da Fazenda Pública atendia ação civil pública proposta pela Associação Sociedade Amigos da Vila Inah (Saviah), que pedia a suspensão do processo licitatório.



O primeiro trecho a ser entregue à população tem 7,7 km de extensão, entre o aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú) e busca atender a rede hoteleira da região.

A previsão é que a Linha 17-Ouro tenha aproximadamente 18 km de extensão e 18 estações: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.

Fonte: G1 SP

sábado, 23 de julho de 2011

VLT do ABC passará em 12 estações com velocidade de 90Km/h

24/07/2011 - RD Reporter

O traçado de 28 quilômetros de extensão deverá ter início no primeiro semestre de 2012

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que passará por São Caetano, Santo André e São Bernardo transportará percorrerá 12 estações no ABC na mesma velocidade do metrô, ou seja, 90 KM/h.

A afirmação é do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), líder do partido na Assembleia e relator especial do projeto de lei que autoriza o empréstimo de R$9,3 bilhões do governo estadual para investimentos em transportes.

O traçado de 28 quilômetros de extensão deverá ter início no primeiro semestre de 2012 e partirá da estação Tamanduateí, em São Paulo. Ao todo, serão construídas 12 estações até o Paço de São Bernardo: Carioca, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Rudge Ramos, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves e Paço. “O sonho do metrô no ABC virou realidade”, reiterou.

Por ser administrado pelo Metrô, o traçado foi batizado de Linha 18 Bronze. A distância média entre as paradas será de 600 a 1.000 metros e caso seja de média capacidade receberá 30 mil passageiros/hora.

O custo desta etapa, que tende a terminar em 2014, está estimado em R$ 50 milhões. O montante será dividido em duas partes: a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), órgão ligado ao governo federal, vai investir R$ 27,6 milhões e os outros R$ 22,4 milhões virão dos cofres do Metrô.

A segunda fase do projeto, que ligará o centro de São Bernardo até a região do Alvarenga abrangerá mais seis estações. Orlando rebateu as críticas de que cola a imagem na obra do VLT apenas para ser o “pai da criança”. “Estou fazendo o meu trabalho enquanto deputado. Não estou preocupado com vaidade. Apenas informo o meu trabalho”.

Coletiva

As afirmações do deputado foram feitas na última sexta-feira (22) durante coletiva de imprensa. Sem falar de eleição municipal, Orlando prestou contas do trabalho realizado nos primeiros seis meses do novo mandato.

Entre as principais conquistas, o tucano destacou a criação da Região metropolitana, o aumento de 42% no salário dos professores e a implantação do programa Via Rápida, que oferecerá cursos gratuitos destinados à formação profissional.

O parlamentar também destacou a experiência obtida enquanto líder da bancada do PSDB na Assembleia. Segundo ele, o trabalho exige uma responsabilidade ainda maior, mas permite também mais acesso as informações e integrantes do Palácio dos Bandeirantes.

Fevereiro

Orlando Morando, no entanto, deu novamente a entender que só irá definir sua participação – ou não – na sucessão municipal de São Bernardo no início de 2012. “A executiva estadual definiu que os pré-candidatos poderão se apresentar até o último dia do mês de fevereiro”, disse. Até então, a legenda tinha como prazo o mês de outubro do ano que antecedia o pleito.

Dirigente regional

Morando afirmou também que acredita na indicação consensual de Adler Kiko Teixeira (prefeito de Rio Grande da Serra) para a coordenação regional do PSDB no ABC. O mandato do atual dirigente, Cezar de Carvalho, termina no próximo dia 13 de agosto. Além de Kiko, segundo fontes do tucanato, William Dib (ex-prefeito de São Bernardo e deputado federal) também estaria de olho no posto. O escolhido conduzirá a legenda regionalmente no pleito de 2012.

23/07/2011 - RD Reporter

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011
Prefeitura estudo PPP para Monotrilho da M'boi Mirim

A prefeitura de São Paulo parece insistir com a ideia do Monotrilho. Um grupo privado interessado na construção do modal na estrada do M'boi Mirin, sob forma de uma PPP (Parceria Público Privada). A prefeitura estuda o caso. Esta parceria propõe a construção de 20 km de linha suspensa, o que seria a 1ª fase (11 km, entre Jardim Ângela e Santo Amaro) e a 2ª fase (Santo Amaro e Vila Olímpia).


O projeto completo do monotrilho do M’Boi Mirim prevê a construção de 34 km, entre Jardim Ângela e Vila Sônia, com investimento de R$ 3,4 milhões.


Por outro lado o Metrô de São Paulo estuda a extensão de 5,5 km da Linha 5-Lilás. Seria um prolongamento da estação terminal Capão Redondo até o terminal Vila Ângela, onde fará integração com o futuro monotrilho do M’Boi Mirim. Essa extensão substituirá parte do traçado inicialmente previsto para o monotrilho.


Com a extensão da Linha 5-Lilás e construção do monotrilho, o terminal será multimodal, recebendo ônibus municipais e intermunicipais, além do monotrilho e do metrô.


Com as informações de Revista Ferroviária
22/07/2011


Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Monotrilho tem data para assinatura do contrato

07/07/2011 - Transporte e Ideias

O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, anunciou nesta quarta que o governo do estado já definiu uma data para assinar o contrato para o início das obras do monotrilho da Linha 17-Ouro: 30 de julho. A declaração foi feita durante o I Encontro Nacional de Tecnologia Metroferroviária, na Universidade Politécnica da USP, segundo informações da “Revista Ferroviária”.

A empresa Scomi Engineering, da Malásia, participante do consórcio Integração em conjunto com outras empresas, como a Andrade Gutierrez, CR Almeida e Montagens e Projetos Especiais, foi a vencedora da licitação internacional para o fornecimento do monotrilho - que pretende ligar o aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi. O anúncio foi feito pelo metrô de São Paulo no dia 6 de junho, mas o contrato ainda não havia sido assinado, devido a uma ação emitida pela Associação Sociedade Amigos da Vila Inah (Saviah), em dezembro de 2010. Na última semana, porém, a liminar foi derrubada pela Justiça, liberando a assinatura do contrato e consequentemente o início das obras.

Ao governo de SP falta, apenas, a licença de instalação, que possibilita a acomodação dos canteiros das obras, que têm início previsto para dezembro.